Mais uma vez as ruas do país foram tomadas por estudantes, trabalhadores da educação, centrais sindicais e movimentos sociais em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Em Natal, o dia 30 de maio reuniu cerca de 50 mil pessoas, que ao som de muita música e palavras de ordem protestaram contra o corte de 30% no orçamento da Educação.

O Ato Público em defesa da Educação convocado pelo movimento estudantil contou com a participação da Diretoria do SINASEFE Natal e de um grande número de servidores e alunos de diversos Campi do IFRN. Com suas bandeiras e cartazes, os manifestantes caminharam pela avenida Senador Salgado Filho protestando contra o corte de 30% nos recursos da Educação em instituições públicas de todo o país. A reforma da Previdência também foi pauta de protestos no ato, que foi encerrado por volta das 20h na Árvore de Mirassol.

Diversos Campi do IFRN também realizaram atividades de mobilizações nas suas unidades, como Mossoró, Santa Cruz, João Câmara, Lajes, Nova Cruz, Cidade Alta, Ipanguaçu, Currais Novos, Zona Norte, Pau dos Ferros, Canguaretama e Apodi.

Para a coordenadora geral do SINASEFE natal, Nadja Costa, “a participação da Seção nesse ato chamado pelo movimento estudantil reforça ainda mais essa luta contra os cortes no orçamento da Educação e contra a reforma da Previdência, pauta que nós trabalhadores agregamos nesse dia”. A coordenadora avaliou como positiva a participação dos servidores e alunos no ato e reforçou o chamado da mobilização para a Greve Geral de 14 de junho, data definida pelas Centrais Sindicais do país e deliberada na Assembleia Geral da categoria, realizada no último dia 10 de maio.

Confira as fotos do ato AQUI.