O SINASEFE Seção Natal realizou nesta quinta-feira (08/02), uma Assembleia Geral que recompôs a pasta da Diretoria de Aposentados do sindicato.

O coordenador geral, Fernando Varella, iniciou o encontro com os informes e falou sobre a confecção das camisetas do 1º concurso “Arte e Luta nas Camisetas do SINASEFE Natal”, realizado no final de 2023. Ele apresentou a imagem das três artes vencedoras nas camisetas e informou que elas serão distribuídas aos servidores sindicalizados nas visitas aos Campi do IFRN.

Em seguida, o coordenador falou sobre o lançamento da Ouvidoria do SINASEFE Natal, canal para que servidores e alunos façam sugestões, elogios, críticas e denúncias. A Ouvidoria pode ser acessada através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSct6DDPZcO1cwmZV-i2qZJsGF7tTuQtdajjrfXyFEf9tOKovQ/viewform. As informações depositadas no canal serão protegidas conforme as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e ficarão restritas à Coordenação Geral do sindicato.

Fernando também informou sobre a participação do sindicato na 186ª Plenária Nacional, que aconteceu no último dia 04 de fevereiro, em Brasília-DF. A Seção foi representada pelo coordenador Fernando Varella e pela servidora aposentada Sônia Moura. Ele informou que um ponto importante definido na plenária foi a adesão ao modelo proposto pela Fasubra de malha salarial reestruturada do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), com a ressalva de fazer a indexação, através de lei, das colunas dos níveis. Todas as informações sobre esse tema pode ser vista no nosso site.

Outro encaminhamento da Plena foi a adesão ao Estado de Greve e a mobilização para uma possível greve. Todos os encaminhamentos da Plena podem ser conferidos no nosso site.

O diretor de Formação Política, Francisco Dias, informou que irá participar, com membro da Comissão Nacional de Supervisão (CNS), da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do dia 28 de fevereiro, em Brasília-DF, que vai debater sobre a contraproposta apresentada pela bancada sindical ao governo federal.

A servidora aposentada Sônia Moura, informou sobre a deliberação da 186ª Plena em relação ao Encontro Nacional dos Aposentados. O SINASEFE Nacional irá definir data e local para realizar o evento que é de extrema importância para a categoria.

No ponto de pauta sobre a recomposição da diretoria do sindicato, Fernando Varella explicou que a atual gestão está com os cargos vagos para Coordenação Geral, Secretaria Geral, Diretoria de Aposentados e Diretoria de Assuntos Jurídicos. Ele destacou que os cargos só poderão ser assumidos por mulheres, para garantir a paridade.

A servidora aposentada Sônia Moura disponibilizou seu nome para assumir a pasta da Diretoria de Aposentados. Ela disse que está “retornando ao movimento sindical e pretende fazer uma abordagem mais aprofundada dos nossos direitos, não só aposentados mas todos os servidores. Falou sobre a realização de uma campanha de filiação para falar sobre a necessidade de fortalecer o sindicato e trazer mais pessoas para a luta, pois os nossos direitos estão cada dia mais defasados”.

Ela também falou que tem como pauta de luta fazer um levantamento técnico, legal para ver as leis abrangentes que compete a luta dos aposentados para trazer mais conforto financeiros para os colegas e ver também quem está tendo descontos ilícitos para realizar a regularização.

O nome de Sônia Moura foi apreciado e aprovado por unanimidade pela plenária. Em seu primeiro discurso como diretora de Aposentados, Sônia agradeceu aos colegas pela confiança e prometeu trabalhar pelos aposentados e pelos servidores de um modo geral.

Fernando finalizou dando boas-vindas para Sônia e disse que a presença dela é muito importante para o sindicato. Francisco Dias também saudou a disposição de Sônia em retornar para a luta sindical e deu boas-vindas para a diretora.

O tesoureiro Diógenes Araújo informou sobre a assessoria em relação às ações de Reconhecimento de Saberes e Competência (RSC) para aposentados, que hoje é feita pelo professor Roberto Douglas. Ele explicou que caso o servidor sindicalizado tenha algum processo de RSC em andamento, pode procurar o sindicato para que possamos orientar para que os trâmites aconteçam de forma mais rápida.

A Assembleia na íntegra pode ser vista no nosso canal no Youtube, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ZOuJQ_OelHw