A Comissão Eleitoral responsável pela eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal do SINASEFE Natal para o biênio 2023-2025, deu posse na última sexta-feira (14/07), à nova gestão e ao Conselho Fiscal da entidade. A Assembleia também aprovou as contas da gestão “Democracia e Política Já!”, do biênio 2021-2023.

O evento aconteceu na Casa Sede do SINASEFE Natal e contou com a participação de servidores, dirigentes sindicais, prestadores de serviços e do reitor do IFRN, professor José Arnóbio Araújo. Os integrantes da gestão “Democracia e Política Já!” também marcaram presença na Assembleia: Jorge Lima, Nadja Costa, Leonardo Guimarães, Izabel Almeida, Francisco Dias, Fernando Varella, Eva Melo e Erivanda Tavares.

A Assembleia foi iniciada com a saudação de abertura do coordenador Leonardo Guimarães, que deu boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos e todas. Logo em seguida, o presidente do Conselho Fiscal, Eduardo Janser, fez a prestação de contas da gestão biênio 2021-2023. Após a sua explanação, as contas da atual gestão foram votadas e aprovadas pela plenária.

Como último ato, a gestão “Democracia e Política Já!” se despediu do seu mandato apresentando um balanço das ações realizadas no período de abril de 2021 a julho de 2023. Falando em nome da diretoria, a coordenadora Nadja Costa lembrou o que levou o grupo a escolher o nome da gestão. “Tivemos 4 anos de exercício fascista em todos os espaços, de predominância do ódio nas relações e a criminalização da política. Em 2021, a nossa gestão escolheu o nome “Democracia e Política Já!” para trazer ao debate que nós precisávamos estar unidos e organizados coletivamente”.

Ela destacou o sentido dos movimentos sociais e dos sindicatos. “Por que a gente se envolve e dispensa um tempo de nossas vidas, do nosso trabalho para construir esse movimento? É exatamente porque nós entendemos nosso papel na sociedade, nós entendemos nosso lugar. Nós somos trabalhadores e trabalhadoras, nós vivemos do nosso trabalho, então sem essa organização, estaremos abandonados aos interesses de quem se organiza. O sentido de mantermos nossa entidade e nos mantermos organizados é exatamente para galgar novas condições de vida, por justiça social, por igualdade e por direitos”.

Nadja Costa também lembrou da luta do sindicato contra a intervenção, em plena pandemia da Covid-19. “O sindicato foi imprescindível na luta pela Democracia e contra a intervenção. Precisamos deixar registrado que nós nos organizamos junto ao movimento estudantil e estivemos nas ruas, fazendo ato, carreata, na porta da Reitoria. O sindicato esteve sempre ativo e presente na luta contra a intervenção”, reforçou a coordenadora, que também destacou “a defesa do sindicato pela eleição de Lula, que significou a volta da democracia e da condição de liberdade do nosso país”.

Ao final da apresentação do balanço, Nadja Costa recebeu uma homenagem de seus colegas de gestão, que lhe presentearam com uma orquídea, chocolates e belas palavras de agradecimento pelo trabalho desenvolvido nos quatro anos em que esteve na coordenação do sindicato. O coordenador Jorge Lima destacou que “cada tijolo, cada cor, cada pedacinho dessa casa tem um nome: Nadja. Cada luta, tanto o que vocês viram, quanto o que vocês não viram aqui internamente na direção, se não fosse esta mulher, não existiria hoje esta gestão e não existiria hoje a transição da pandemia e da intervenção para a liberdade, para a democracia e para este momento que estamos vivendo. Parabéns, Nadja!”

Em seguida, o ator e escritor Rosinaldo Luna nos presenteou com um assalto poético belíssimo, interpretando o poema Operário em Construção, de Vinícius de Morais.

A Assembleia seguiu com a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva da Seção e do Conselho Fiscal, eleitos no último dia 05 de julho. A presidente da Comissão Eleitoral, Gerlane Silva, falou dos desafios enfrentados na eleição, agradeceu aos servidores e funcionárias do sindicato que participaram do processo eleitoral e parabenizou os eleitos no pleito. Em seguida, ela deu posse à nova diretoria, que agora está com a seguinte composição:

Coordenadora Geral: Denise Cristina Momo | Docente – IFRN-ZN
Coordenador Geral: Fernando Luís Dias Varella | TAE – IFRN-ZL
Coordenador Geral: Leonardo Guimarães de Farias | Docente – IFRN-JC
Tesoureiro: Diógenes Mendes Araújo | Docente – IFRN-LAJ
Tesoureira Adjunta: Silvia Regina Pereira de Mendonça | Docente – IFRN-ZL
Secretária Geral: Evaneide Maria de Melo | Docente – IFRN-CM
Diretor de Imprensa e Comunicação: Tonny Medeiros Martinho | TAE – IFRN-CNat
Diretor de Formação Política e Sindical: Francisco de Assis da Costa Dias | TAE – IFRN-LAJ
Diretora de Assuntos de Pessoal Aposentado: Erivanda Tavares do Nascimento | Aposentada – TAE – IFRN-RE
Diretora de Assuntos Legislativos e Jurídicos: Sonayle Abgail Nascimento Silva | TAE – IFRN-JC

Também foram empossados como membros do Conselho Fiscal os seguintes servidores:

Eduardo Janser de Azevedo Dantas (presidente);
Izabel Cristina Silva de Almeida (membro titular); e
Ana Maria Ramos Velasque (membro titular).

Após a posse, os coordenadores gerais da nova gestão fizeram um breve discurso. Denise Momo, Leonardo Guimarães e Fernando Varella agradeceram a presença de todos, a confiança que seus colegas depositaram na chapa “Resiliência em Novos Tempos!”, falaram um pouco de suas experiências no movimento sindical e reafirmaram os seus compromissos com a luta coletiva.

A Assembleia foi encerrada com o ator Rosinaldo Luna declamando os poemas Nordeste Independente, de Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova, e Meu Amor em Revolução, de Aluísio Azevedo Júnior. Já o cantor Talles Rodrigues embalou o evento com a sua musicalidade.

A Assembleia na íntegra pode ser conferida em breve no nosso canal no Youtube.

Fotos: Rogério Marques/Coletivo Foque

#SINASEFEnaLuta
#AssembleiadePosse