Posse da nova diretoria do SINASEFE Natal reafirma jornada de lutas

Imagem Destaque

Nova diretoria junto com o Conselho Fiscal do SINASEFE Natal, sindicato que representa os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, foi empossada em assembleia realizada nesta sexta-feira (10/10) na sede da entidade.

A solenidade foi marcada pela disposição de luta em defesa dos direitos, demonstrada e reafirmada pela gestão que segue à frente do sindicato até 2027.

“O voto de vocês é um gesto de esperança, é o reconhecimento da importância da luta coletiva e um chamado à responsabilidade que assumimos a partir de agora”, declarou a coordenadora Fabiana Marcelino. Ela agradeceu à Comissão Eleitoral pelo “trabalho ético, criterioso e transparente que garantiu uma eleição limpa, participativa e representativa”.

Fabiana reforçou a necessidade de fortalecer a luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade. “O sindicato precisa continuar sendo esse espaço de escuta, de acolhimento e de denúncia, e, acima de tudo, de ação firme e organizado. Nosso programa de ação nasce do compromisso de concretizar as conquistas da greve e avançar nas pautas históricas da categoria”.

A diretora de aposentados, Sônia Moura, afirmou que a diretoria anterior fez todo o possível para levar a voz das lutas no sindicato. “Tivemos momentos de lutas bem difíceis, mas todos nós, imbuídos da vontade de lutar por toda a categoria, fizemos o nosso melhor. A nova diretoria também está comprometida com o mesmo propósito. E a gente só tem a agradecer a toda confiança que foi depositada pela base nessa diretoria que está saindo”.

Na avaliação da estudante Liandra Feliciano, vice-presidenta da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), é muito importante que se fortaleça a relação das entidades estudantis com o SINASEFE. “Para que a gente continue defendendo a melhoria do Instituto Federal, a melhoria das condições da nossa estrutura, do nosso orçamento. Porque uma frase que a gente costuma usar muito na Regif é que o IFRN nos permite sonhar. Mas como sonhar em uma educação que está tão sucateada?”

Ela completa afirmando que “é aí que o SINASEFE entra, é aí que a Rede de Grêmios entra, na luta por melhorias para os estudantes, na melhoria para os servidores que ainda enfrentam tantas dificuldades de ter que pedir pelo básico, de ter que pedir por coisas que deveriam já estar em vigor”.

A deputada estadual Divaneide Basílio esteve presente na solenidade de posse e deixou os parabéns a nova gestão, para ela “um sindicato que tem muita força e uma vivência com a sociedade”.

Durante o evento, o deputado federal Fernando Mineiro informou que é membro da Comissão Especial que está trabalhando o Plano Nacional de Educação, que tem entre seus fins a Educação Profissional Tecnológica. “E a gente está lançando um estudo comparando o plano que foi encaminhado com o plano que está em vigor”.

Antes de declarar empossada a diretoria eleita na última eleição, a presidente da Comissão Eleitoral, Gerlane Silva, falou sobre “a necessidade de oxigenação deste espaço chamado sindicato” entre uma e outra gestão.

Para o diretor de comunicação, André Nobre, “é um momento de continuidade da luta de companheiros anteriores que lutaram bravamente na greve, fizeram uma boa atuação juntamente com a base, porque sindicato sem base não existe”. Ele aponta a reforma administrativa como uma grande luta que tem pela frente. “Uma reforma negativa, afetando não só a vida dos servidores, como tudo que envolve o serviço público e as políticas públicas, tá tudo isso em jogo”.

O coordenador do SINASEFE Nacional, Francisco Raimundo de Freitas, saudou a nova diretoria reforçando que são companheiros e companheiras que demonstram que o Rio Grande do Norte está comprometido com a luta para fazer cumprir os acordos de greve, valorizar a carreira e derrotar a proposta de reforma administrativa. Ele aproveitou para falar sobre os danos que essa reforma traz, não somente para os servidores públicos e as carreiras, mas principalmente para a população. “A reforma administrativa é o desmantelamento do SUS, da educação pública gratuita e de qualidade e de todos os serviços. Sem servidor público valorizado, a gente não tem posto de saúde, não tem escola, não tem Cras (Centro de Referência de Assistência Social)”.

A solenidade de posse da nova diretoria do SINASEFE Natal foi encerrada com uma confraternização acompanhada de um coffee break.

Com informações Rogério Marques/Coletivo Foque 

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.