Integrantes da delegação do SINASEFE Natal no 34º CONSINASEFE se reuniram nessa terça-feira (17/05), para avaliar a participação da Seção no Congresso que elegeu a gestão 2022-2024 do SINASEFE Nacional. A reunião contou com a presença dos/as servidores/as Tânia Costa, Hugo Manso, Leonardo Guimarães, Francisco Feitosa, Fernando Varella e Nadja Costa.
O 34º CONSINASEFE foi realizado de 12 a 15 de maio, em Brasília/DF e teve como tema “Educação não é mercadoria! Derrotar Bolsonaro, o neofascismo e o neoliberalismo”. O fórum teve caráter eleitoral e elegeu e empossou a Direção Nacional (DN), o Conselho Fiscal e o Conselho de Ética do sindicato para o biênio 2022-2024.
O Congresso contou com a participação de 459 delegados/as e 151 observadores/as. A delegação do SINASEFE Natal era composta por 10 servidores/as sindicalizado/as, dos/as quais sete eram delegados/as (Tânia Costa, Izabel Almeida, Lailson Almeida, Francisco Dias, André Nobre, Fernando Varella e Hugo Manso) e três eram observadores (Francisco Pontes, Leonardo Guimarães e Francisco Feitosa).
A servidora Tânia Costa apresentou um balanço com avaliações positivas da logística da viagem, dos espaços do evento, da integração da delegação, dos debates e informou sobre as articulações do grupo nos coletivos. Para ela, o evento despertou a vontade de voltar para o movimento sindical. “Estava distanciada da luta sindical e um congresso como esse é bom porque nos motiva e dá vontade de reaproximar do sindicato e trazer outros companheiros para a luta”.
O professor Hugo Manso falou da nova composição da Direção Nacional do SINASEFE, destacando que houve uma grande renovação dos integrantes da gestão. Dos eleitos, apenas David Lobão e Elenira Vilela eram membros da última diretoria.
Para o professor Leonardo Guimarães, coordenador de Formação Política do SINASEFE Natal, é importante que os/as servidores/as sindicalizados/as participem dos congressos do SINASEFE e se apropriem dos debates. “O congresso foi muito bom para entender como funciona a política do sindicato. É importante nos apropriarmos das articulações da Nacional para entender a dinâmica dos processos”, destacou o professor Leonardo, que também informou que já está sendo pensado um seminário para estreitar esse diálogo.
A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, falou que a ida dos/as servidores/as ao congresso renova as energias. Ela destacou a importância da avaliação positiva do evento por parte dos participantes. “Importante saber que tudo funcionou bem e isso é muito bom, pois ajuda a trazer mais pessoas para participar do movimento sindical”.
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que o SINASEFE Natal deve continuar fortalecendo a participação dos/as servidores/as nas diversas atividades programadas e fomentar a realização de encontros e eventos na nova Casa Sede do SINASEFE Natal para, assim, manter as pessoas mais próximas do sindicato.
> Toda a cobertura e todos os documentos do 34º CONSINASEFE podem ser conferidos no hotsite do evento: https://sinasefe.org.br/consinasefe/
#SINASEFEnaLuta
#34CONSINASEFE