O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.

programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.

No dia 22 de março, das 19 às 22 horas, teremos a Mesa de Abertura do 2º ENNIQ, com o tema “Enquanto houver racismo, não há democracia: a luta por direitos de Negres, Indígenas e quilombolas no Brasil”.

Conheça os(as) sete palestrantes desta mesa

Camila Félix

Secretária da Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE; Coordenadora de Secretaria do Sinasefe IFBA; professora de Petróleo e Gás Natural no campus Simões Filho do IFBA; e bisneta de Dona Camila da Conceição.

Stânio Vieira

Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU); Coordenador Geral do Sinasefe IFTO; Secretário-adjunto da Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE; e professor do campus Dianópolis do IFTO.

Elaine Lima

Professora de Filosofia do IFAL; pesquisadora na área de marxismo, feminismo e questão racial; Vice-presidenta do Sintietfal.

Ieda Leal

Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU); Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; e Coordenadora Nacional do Centro de Referência Negra Lélia Gonzalez.

Leonardo Péricles

Presidente Nacional da Unidade Popular (UP); candidato à Presidência da República nas eleições de 2022; morador de periferia e da Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte-MG; e integrante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Nêgo Bispo

Formou-se pelos ensinamentos das Mestras e dos Mestres de Ofício do Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí-PI; autor de artigos, poemas e livros. A política e militância está a sua formação quilombola.

Thiniá Shakti

Ativista e Coordenadora do Movimento Indígena – Povo Fulni-ô; educadora popular com ênfase na formação indígena; e representante das Comunidades Indígenas Alagoanas e da Associação Karuazú Inhapi-AL.

Mais informações

Clique aqui e confira a programação completa do 2º ENNIQ.

Histórico

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

Com informações do SINASEFE Nacional