A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, participou na manhã de hoje (12/04) de uma Audiência Pública sobre a Medida Provisória 873, que impede o desconto em folha da contribuição sindical, e a reforma da Previdência. O encontro foi uma proposição dos deputados estaduais, Isolda Dantas e Francisco do PT, e teve como objetivo fortalecer a mobilização contra a reforma e contra as medidas que buscam limitar a atuação do movimento sindical.

A Professora Socorro Silva parabenizou os parlamentares pela iniciativa e lembrou que é necessário que os movimentos comecem de fato a ir para as ruas e que os sindicatos reforcem as mobilizações, pois boa parte da população ainda não sabe os impactos que a reforma da Previdência representa para a sociedade. “A reforma atingirá a todos, mas principalmente os trabalhadores da educação, que terão seu tempo de contribuição estendido e a idade aumentada e nesse seguimento são as mulheres as maiores prejudicadas, pois somos uma categoria composta majoritariamente por mulheres”, comentou a professora.

De acordo com o deputado Francisco do PT, essas audiências públicas não estão acontecendo só no âmbito do parlamento, mas também em diversas câmaras municipais no Rio Grande do Norte, o movimento sindical também tem realizado eventos para esclarecer a população sobre essa reforma, que na verdade nem devia ser chamada de reforma, pois na verdade é um ajuste fiscal às custas da classe trabalhadora”, comentou o parlamentar.

Para a deputada federal, Natália Bonavides, a reforma da Previdência só pode ser descrita como uma ação maldosa contra a classe trabalhadora. A parlamentar ressaltou que o texto do projeto é inconstitucional e afetará negativamente todas as camadas da sociedade. “Desde 2016 estamos envolvidos nessa luta contra a reforma da Previdência, o movimento sindical foi fundamental para impedir a reforma proposta no governo Temer e por isso está agora está sendo atacado através dessa MP 873”, comentou a deputada.

A deputada estadual Isolda Dantas lembrou que a reforma da Previdência destruirá a economia dos municípios de pequeno e médio porte. O dirigente sindical Dário Barbosa exemplificou essa questão com o caso do município de Umarizal que recebe do Fundo de Participação dos Municípios – FPM um montante de 9 milhões de reais, enquanto que o montante referente às aposentadorias rurais no município chegam a 36 milhões de reais.

A Audiência Pública contou com a participação da OAB, sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e sociedade civil.