Preocupado com a discussão e possível aprovação da minuta que regulamenta a carga horária docente, baseada na Portaria 983/2020-MEC, o SINASEFE Seção Natal solicitou à Reitoria do IFRN, nesta sexta-feira (27/01), a participação de um representante do sindicato na reunião do Conselho Superior do IFRN (CONSUP), que acontece na próxima segunda-feira (30/01).

A Portaria 983/2020 do Ministério da Educação (MEC) trata da regulamentação das atividades docentes no âmbito da Rede Federal, porém, traz em seu teor um ataque à autonomia e ao projeto pedagógico das Instituições Federais de Ensino (IFEs). A medida aumenta a carga horária mínima e máxima a ser cumprida pelos docentes, institui obrigatoriamente do controle de frequência por meio do ponto eletrônico e desestrutura a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, transformando os professores em meros ministradores de aulas.

O SINASEFE Natal é contrário a implementação da portaria 983/2020, herança maldita do governo Bolsonaro que precariza o trabalho docente. É necessário revogar esse documento e construir coletivamente uma Portaria que valorize o trabalho docente, intensifique o projeto de formação integral dos Institutos e promova inclusive, a interiorização da Pesquisa e da Extensão em toda a rede.

> Não à implementação da Portaria 983/2020 no IFRN!

#SINASEFEnaLuta
#NãoàPortaria983noIFRN