De 07 a 09 de agosto, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília-DF, foi palco dos debates do II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. O evento reuniu mais de mil participantes na discussão sobre o Ensino Médio Integrado e os impactos da Reforma do Ensino Médio na vida de estudantes, professores e comunidade escolar de todo o país.

O SINASEFE Natal estava no evento representado pela coordenadora geral da Seção, Socorro Silva; a docente Francinaide Nascimento, do Campus João Câmara; os docentes Gllauco Smith e Hugo Manso, do Campus Natal-Central; e a estudante Eduarda Neves, representando a Rede de Grêmios do IFRN.

O Seminário foi iniciado com a Conferência de Abertura “Políticas de Ensino Médio e Educação Profissional”, com a Professora Drª Carmen Sylvia Vidigal Morais, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP.

A Professora Carmem apresentou dados relacionados ao Ensino Médio no Brasil e fez comparação com o ensino em outros países. Segundo ela, as medidas do governo Temer, baseadas no neoliberalismo, chegam a ser mais rígidas que em outros países, e esse modelo educacional neoliberal é um processo de destruição da educação. “Atualmente, os ajustes da economia e as medidas de austeridade impostas pelas classes dominantes à população brasileira e especificamente à classe trabalhadora, da cidade e do campo, como a reforma trabalhista e o congelamento por 20 anos da ampliação de investimentos na educação e na saúde, são paradoxalmente mais severos”.

Carmem Sylvia falou que o atual governo ilegítimo aprovou um instrumento de lei, na forma da Medida Provisória nº 746/2016, ao qual se soma o Projeto “Escola Sem Partido”, que se institui como a contrarreforma na educação do Golpe de 2016 e legaliza o apartheid social na educação no Brasil.

“A Reforma do Ensino Médio aprofunda a divisão entre as classes sociais do país e nega o conhecimento à classe trabalhadora. Padrões de qualidade educacional elevados e bom desempenho dos estudantes serão alcançados apenas por meio de políticas e recursos públicos que viabilizem escolas bem equipadas, professores valorizados e com carreira e condições de trabalho, corpo técnico estável e projeto pedagógico integrado de formação humana de base”, pontuou a Professora Carmem.

O segundo dia do Seminário começou com muita animação para os participantes: a apresentação cultural do Grupo de Percussão Patubatê, formado por alunos e servidores do IF Brasília. Logo após a apresentação, foi realizada a mesa-redonda “O Ensino Médio Integrado no atual contexto educacional brasileiro”, mediada pelo Professor Dr. Édison Gonzague Brito da Silva, do IF Farroupilha, que em sua fala reforçou a defesa intransigente do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) pela Rede Federal e pelo Ensino Médio Integrado e reafirmou que o Fórum foi contrário à lei que alterou o ensino básico do país com a Reforma do Ensino Médio. O professor falou também que a realização dos seminários visam um alinhamento conceitual e principalmente uma organização da Rede no sentido de efetivar um Ensino Médio mais qualificado para os alunos.

Participando da mesa, a Professora Drª Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná-UFPR, apresentou a educação profissional numa perspectiva histórica e falou da superioridade do Ensino Médio Integrado como “um modelo fundamental porque é a perspectiva mais atual e avançada criada para os alunos do Ensino Médio”.

Mônica falou que “desde a aprovação da lei da Reforma do Ensino Médio, após as investidas do Ministério da Educação-MEC contra os Institutos Federais e nesse terceiro momento do golpe com a BNCC que está em discussão no Conselho Nacional da Educação, vemos que a educação do país sofre golpes duros do atual governo”.

A professora também explicou que a concepção do Ensino Médio Integrado, desde a sua origem, é versada como uma forma contra-hegemônica de organizar o Ensino Médio na nossa sociedade e ela foi pensada não apenas para a educação profissional integrada ao Ensino Médio, mas para todo o Ensino Médio. “É a concepção que defendemos para todo o Ensino Médio. Por isso a sua importância. Por outro lado, essa concepção contra-hegemônica vem sofrendo duros golpes e especialmente no que se refere à educação profissional integrada, nos vemos às voltas com um fantasma, que é o Decreto 2.208”.

A mesa também estava composta pela Professora Drª Eliza Bartolozzi Ferreira, da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. A docente fez uma crítica à Reforma do Ensino Médio e apresentou um resgate histórico da luta dos educadores pela revogação do Decreto 2.208, em 2004, e da proposta de implantação do Ensino Médio Integrado para todas as escolas do país, e não somente para os Institutos Federais.

“Entendemos o Ensino Médio Integrado como marco histórico fundamental para a educação profissional. Precisamos levantar a bandeira desse ensino para toda a rede estadual do país, para todas as escolas do Instituto federal de educação para que seja um projeto de sociedade que garanta a formação humana integrada, emancipatória, desinteressada de todos os jovens do Brasil”, finalizou Eliza Bartolozzi.

No período da tarde, a programação seguiu com a mesa “Princípios e Base para o Ensino Médio Integrado da Rede Federal”, com o Professor Dr. Adilson Cesar de Araújo (IFB), a Professora Drª Marcelina Teruko Fuji Maschio (IFMS) e o Professor mestre Sidinei Sobrinho (IFASul). O dia foi encerrado com a exposição de pôster e lançamento de livros ligados à temática do Ensino Médio Integrado.

O II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado chegou ao seu último dia na quinta-feira (09/08) com o Espetáculo “Escola Paraíso #SQN”, projeto de extensão do IFBA. Logo em seguida, a mesa-redonda “Proposta de Diretrizes para o Ensino Médio Integrado na Rede Federal” deu prosseguimento ao evento. O debate foi mediado pela coordenadora do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), Lucilene Acácio, e na sequência, falaram o pró-reitor do IF Fluminense, Carlos Artur Arêas, o professor do IF Farroupilha, Édison Gonzague Brito da Silva, o pró-reitor do IF Norte de Minas Gerais Ricardo Cardozo, , e o professor do IF Brasília, Adilson Araújo.

No início da tarde, o Seminário foi encerrado com a participação do público, que apresentou reflexões e sugestões ao documento que norteará as diretrizes do Ensino Médio Integrado na Rede Federal.

Os três dias de Seminário serviram para constatar a importância do Ensino Médio Integrado como um modelo fundamental para os alunos do Ensino Médio e para reforçar a luta contra a Reforma do Ensino Médio e contra a reestruturação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, projetos que visam a destruição da educação brasileira. Essa constatação também foi defendida por todos os debatedores do evento, que conclamaram a todos uma defesa mais incisiva da educação pública de qualidade para os jovens do país.

O Seminário contou com a participação de reitores, dirigentes, estudantes, professores, pesquisadores e pró-reitores de Ensino da Rede Federal, além de representantes de estados e municípios. O evento foi organizado pela Câmara de Ensino e do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica-CONIF.