O Coletivo de Formação Política, que é formado pelo SINASEFE Natal, SINAI-RN, SINDPREVS-RN, SINTEST-RN e Sindicato dos Bancários, promoveu mais uma vez uma atividade de formação para seus dirigentes e sua base. O curso “Opressão da Mulher na História” foi realizado na última sexta-feira (25/08), no Miniauditório da DIAC-CNat/IFRN, e teve como objetivo discutir a opressão à mulher na sociedade capitalista e criar estratégias de combate ao machismo dentro e fora das entidades sindicais/populares.

O curso foi ministrado pela mestre em Educação, pedagoga e psicopedagoga Ana Paula Santana, pesquisadora do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE). Em sua apresentação, ela falou sobre a origem da opressão à mulher e explicou que “a sociedade se aproveita de diferenças como idade, raça, sexo, deficiências, nacionalidade e de outros tipos, para por em desvantagem ou submeter um determinado grupo social, e a opressão está sempre ligada a uma relação de poder”.

Ana Paula também abordou temáticas como a mulher no mercado de trabalho, fazendo uma abordagem temporal dos anos 70 até os dias atuais; opressão e exploração; as mulheres na sociedade capitalista; trabalho doméstico; a luta das mulheres contra o machismo e contra a opressão. Também foi feita a apresentação e o debate sobre o documentário “Crônicas do meu silêncio”.

Participaram do encontro, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, o diretor de Assuntos Jurídicos, Joás Andrade, o tesoureiro adjunto, André Nobre, membros da base do Sindicato e estudantes do IFRN, além de dirigentes e base do SINAI-RN, SINDPREVS-RN, SINTEST-RN e Sindicato dos Bancários. Ao todo, o curso contou com a presença de 60 participantes.

Confira a apresentação de Ana Paula Santana AQUI.

Veja todas as fotos do curso AQUI.

FORMAÇÃO POLÍTICA

O primeiro curso do projeto do Coletivo de Formação Política foi realizado no último dia 22 de julho e trouxe o tema “Concepção e Prática Sindical”. A intenção é que a cada mês, até novembro do corrente ano, um curso de formação seja oferecido para dirigentes sindicais, membros das bases, ativistas populares e demais interessados nos temas. Para o mês de setembro, a previsão é que seja debatido a Dívida Pública.

Para o tesoureiro adjunto do SINASEFE Natal, André Nobre, a formação política é de fundamental importância não só para os dirigentes sindicais como também para a base, principalmente nesse momento que o país está passando. “Diante dos últimos acontecimentos políticos, muitas pessoas querem se envolver com a luta, mas não detém o conhecimento de determinados temas, e nessas formações que estamos promovendo ele adquire um embasamento teórico para fazer uma participação mais ativa nesse cenário político, que não é favorável à classe trabalhadora e nem às minorias”.