O tesoureiro adjunto do SINASEFE Seção Natal, André Nobre, participa de 07 a 09 de novembro, em Brasília/DF, do Seminário Internacional “Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida – Criação de “Estatais não Dependentes” para securitizar Dívida Ativa e lesar a sociedade”.
O Seminário tem por objetivo reunir especialistas, acadêmicos, juristas, políticos e militantes para analisar a atuação do Sistema da Dívida no Brasil e em outros países da Europa e América Latina, com foco na atuação dos recentes mecanismos financeiros perversos que aprofundam a financeirização e provocam simultaneamente a geração de dívida, o sequestro de arrecadação e o seu desvio ao setor financeiro, a fim de lançar luz sobre o tema e articular ações concretas em âmbito nacional e internacional nos diversos campos – jurídico, legislativo, acadêmico, social e político – visando popularizar o conhecimento desses mecanismos e combatê-los.
As atividades começaram nessa terça-feira (07/11) com a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. A mesa da audiência, que tratou da Securitização da Dívida, foi presidida pelo senador Paulo Paim e contou com a participação da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.
Hoje (08/11), o seminário acontece em três turnos (manhã, tarde e noite) no auditório do Conselho Federal de Contabilidade e na quinta-feira (09/11) será realizado um Evento Interno, com participação exclusiva de representantes das entidades apoiadoras do evento para debater estratégias e encaminhamentos.
O evento é uma organização do movimento Auditoria Cidadã da Dívida e conta com o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais. O SINASEFE também é um dos apoiadores do movimento por compreender a importância do debate do tema com participação popular e que esta é somente mais uma ferramenta de luta em defesa da auditoria da dívida.
Acompanhe a transmissão do Seminário ao vivo: https://goo.gl/YBTMRX
Confira a programação completa: