Servidores do IFRN participaram na tarde dessa segunda-feira (28/05) de mais uma Assembleia Geral. O encontro teve como pauta a discussão do Acordo da Greve de 2015; a eleição de delegados (as) para a 154ª PLENA; a correção da remuneração do Regime de 40H e DE dos docentes; e a contextualização sobre o Estado de Greve, proposto pela Direção Nacional do SINASEFE em virtude da falta de cumprimento de pautas, como a reajuste salarial de 2018 e o reordenamento da rede federal dos Institutos Federais.

A mesa foi conduzida pelos coordenadores gerais do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, Socorro Silva e Joás Ferreira. No primeiro momento, foram apresentados os informes, entre eles os detalhes sobre a Festa Junina dos servidores que será realizada no dia 09 de junho, a partir das 22h no La Mouette Recepções, em Natal. O evento é uma parceria do Sindicato e da Associação de Servidores do IFRN – ASIF, e as senhas já estão sendo distribuídas na sede das duas entidades para servidores sindicalizados ou associados. O segundo informe tratou da participação da Seção na 32ª Edição do congresso do SINASEFE, o CONSINASEFE, e dos resultados do Fórum, que teve esse ano caráter eleitoral e trouxe como tema: “Unificar a Luta da Classe Trabalhadora Contra os Ataques do Capital”.

A Diretoria Executiva também informou a base sobre o afastamento dos coordenadores gerais, Socorro Silva e Joás Ferreira, em virtude das candidaturas dos servidores ao legislativo estadual e federal na eleição 2018, bem como explicou os últimos avanços no processo de estadualização do Sindicato, uma iniciativa promovida pelo SINASEFE Natal junto à Seção Mossoró.

O último informe discorreu sobre as experiências trazidas pelos servidores do IFRN que participaram da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2018, realizada em Belo Horizonte-MG entre os dias 24 e 26 de maio.

Após esse momento, a plenária acompanhou a análise da conjuntura, realizada pelo professor Pablo Capistrano, que tentou fazer uma síntese sobre o momento em que vivemos trazendo dados da esfera global, nacional e local, ressaltou a ampliação da interferência americana na Americana Latina, o crescimento de países vivendo momentos políticos de golpes de estado, em sua maioria subsidiados por alguns setores da sociedade como o judiciário, o legislativo, a mídia e o próprio sistema financeiro internacional. Pablo falou, ainda, sobre as eleições 2018, a greve dos caminhoneiros e como esse cenário tem colaborado para o avanço da precarização e posterior privatização dos serviços públicos.

Finalizada a análise da conjuntura, a plenária passou a discutir o novo Acordo de Greve a ser construído pela categoria, pelo Sindicato e pela Reitoria do IFRN para reposição dos dias parados durante o movimento paredista de 2015. Sobre esse ponto, foi sugerido que o Acordo devia começar a ser cumprido após o pagamento da greve de 2016, a plenária solicitou que os servidores tenham prazo de um ano, prorrogável por igual período e que as alternativas para reposição de horas tenham como base o Acordo firmado para pagamento da greve de 2016, mas que sejam mais abrangentes. Entre as possibilidades de compensação de horas estaria a participação dos servidores em cursos de capacitação, atividades sindicais, atividades esportivas e culturais realizadas dentro da instituição, além da possibilidade de serem pagas em unidades distintos das de origem do servidor, tendo em vista que muitos trabalhadores não residem na mesma cidade em que atuam.

Diante das contribuições da plenária e das propostas encaminhadas pela Diretoria Executiva do SINASEFE Natal, ficou encaminhado que o Termo de Acordo de Greve será apresentado já na próxima assembleia para apreciação da base e posterior discussão com a Reitoria.

Sobre o ponto de pauta referente à correção da remuneração do Regime de 40h ficou definido que a temática será discutida na próxima Assembleia. Após esse momento, a plenária votou os nomes que representariam a Seção na 154ª PLENA, que será realizada nos dias 9 e 10 de junho em Brasília-DF. Foram eleitos o servidor Geraldo Peregrino, do IFRN Campus Cidade Alta, como titular, e a servidora Erineide da Costa Silva, do IFRN Campus Natal-Central, como suplente. Representando a Diretoria, irá o diretor jurídico do Sindicato, André Nobre, também do Campus Natal-Central.

A respeito da contextualização e deliberação sobre o Estado de Greve proposto pela Direção Nacional do SINASEFE, foi encaminhado pela base, após exposição da DE, que a pauta deveria ser debatida em uma nova Assembleia. Além disso, a categoria também solicitou que o atual momento político do país e seu reflexo na carreira dos servidores públicos da educação fossem debatidos em visitas nos campi e que esses momentos fossem aproveitados para mobilizar os servidores para participarem das atividades promovidas pelo Sindicato, em especial as assembleias. A respeito das plenárias, foi sugerido, que a pauta deveria ser debatida antecipadamente pelos servidores nos seus campi e que em razão do sentimento de apatia, desesperança, descrédito na política e nas instituições, que vem se espalhando na sociedade, o SINASEFE Natal passasse a realizar mais momentos de formação política e de mobilização dos servidores, numa tentativa de frear esse processo de desarticulação dos movimentos sociais.

A Assembleia Geral foi transmitida ao vivo através do nosso canal no Youtube e pode ser vista pelos servidores que não tiveram como participar do encontro através do link: https://goo.gl/MzTtMv