Na manhã dessa terça-feira (26), o SINASEFE Natal reuniu-se com a Seção Mossoró, para dar continuidade ao debate sobre a Regionalização/Estadualização do sindicato no Rio Grande do Norte. O principal objetivo da ação, que teve seu início no mês de março, com a primeira reunião sobre o assunto, é promover um amplo e profundo processo de discussão sobre a estrutura sindical no estado.

Durante o encontro de ontem, ficou definida que a estratégia adotada será mesmo a de se construir a Estadualização do sindicato, mas que a proposta para redefinição de abrangência das Seções será a primeira etapa desse projeto, enquanto forem sendo encaminhadas as demais etapas para Estadualização.

Atualmente, conforme o regimento das Seções em vigor, cada seção representa apenas o Campus na esfera administrativa, conforme área de atuação. Ou seja, a Seção Natal representa o Campus Natal-Central, e a seção Mossoró representa o Campus Mossoró. Esse quadro atendia à demanda da época inicial do IFRN, que contava apenas com essas duas unidades, mas não atende à situação atual, com os diversos Campi criados pelo processo de expansão.

Foi definido ainda que, a partir de agosto, será iniciada uma rodada de visita aos Campi, encontros esses que terão como pauta: Análise de Conjuntura; Regionalização e Estadualização; e Encaminhamentos. Agendas em comum entre as duas Seções também poderão ser tratadas nos encontros, como pontos referentes à vaga no CONSUP e Ponto Eletrônico Docente.

Participaram da reunião representando a Seção Natal os coordenadores Socorro Silva e Edinésio Jales, a secretária Monique Oliveira e a diretora de Formação Política, Aparecida Silva; e, representando a Seção Mossoró, Paulo Sidney e Edson Medeiros.

DEMANDA

A medida de discutir a Regionalização/Estadualização do SINASEFE no Rio Grande do Norte é importante devido ao aumento significativo do número de unidades do IFRN inauguradas nos últimos anos no Estado (atualmente são 19 Campi e, em breve, serão 21 unidades) e necessária para que se promova um maior alcance da atuação sindical junto aos trabalhadores e trabalhadoras do instituto. Todas as deliberações sobre o tema serão apreciadas nas assembleias da categoria a serem convocadas para esta finalidade.