O SINASEFE Seção Natal realizou na tarde desta segunda-feira (24) uma Palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada pela assessora jurídica da Adurn, Andreia Munemassa, e o servidor do INSS e da base do Sindprevs/RN, Carlos Henrique Ferreira. O evento, que aconteceu no Miniauditório do CNat, fez parte das atividades de paralisação do IFRN deste dia 24 de outubro.

O coordenador geral do SINASEFE Natal, Maurilio Gadelha, coordenou a mesa que iniciou com a palestra da advogada Andreia Munemassa, explicando o porquê da Reforma da Previdência. Segundo Andreia, “eles dizem que existe um déficit, um déficit que a gente nem sabe se existe mesmo”. Andreia ressaltou que é preciso entender o que está acontecendo no nosso país e essa é a hora, porque se não for agora, depois vai ser tarde demais e não vai ter mais nada a fazer.

“Vivemos em um momento muito sério e complicado no país e esses momentos de debates que os sindicatos estão propiciando à categoria são de extrema importância para o servidor e para as futuras gerações. Temos uma responsabilidade enorme e o que nós deixarmos acontecer agora, vocês podem ter certeza, nossos filhos e nosso netos vão nos culpar, e com razão”.

Carlos Henrique Ferreira fez uma explanação geral sore a Previdência e fez algumas ponderações sobre a atual reforma, como a introdução da idade mínima de 65 anos para se aposentar, que será apresentada. Segundo Carlos Henrique essa ideia “deveria ser rechaçada por todos nós, pois não teve discussão, é uma imposição, é uma aberração que se faz com o povo brasileiro”.

O servidor do INSS também falou sobre a equiparação de homens e mulheres, com a eliminação dos cinco anos de diferença no tempo de aposentadoria, sobre a desvinculação do salário mínimo e no piso constitucional.

“Precisamos abrir os olhos. Vamos nos regimentar, é preciso esquecer todas as diferenças ideológicas e partidárias e nos mobilizar com manifestações nas ruas, força e trabalhadores unidos é o que vai fazer com que essas reformas sejam menos duras ou pelo menos discutidas e não sejam enfiadas garganta abaixo como querem fazer”, concluiu Carlos Henrique Ferreira.

Para o coordenador geral do SINASEFE Natal, Maurilio Gadelha, a categoria precisa se unir o quanto antes. ”O momento de se mobilizar é agora, pois depois que as propostas virarem lei vai ficar muito mais difícil. A categoria como um todo deve se unir a outras categorias para enfrentar a situação que está posta.

O encontro também contou com a participação da coordenadora geral da Seção Natal, Socorro Silva; da diretora de Comunicação, Alian Paiva; e o tesoureiro adjunto, Victor Marques.

Confira AQUI a apresentação da advogada Andreia Munemassa sobre a Reforma da Previdência.

Confira, abaixo, o vídeo da palestra.