Nesta quinta-feira (2), a diretoria do Sinasefe Natal se reuniu com a Reitoria do IFRN. O tema do encontro foi o recesso escolar para o segmento dos servidores técnico-administrativos, demanda suscitada nos últimos dias por conta do recesso escolar, e amplamente debatida no e-mail institucional.
 
A reunião contou com a participação do coordenador do Sinasefe Natal, Ronaldo Souza, do diretor de Formação Política, Alcindo Mariano, do tesoureiro da Seção, Paulo Henrique Brazil, do reitor Belchior Rocha, e do diretor de Gestão de Pessoas, Auridan Dantas, e foi assistida por servidores que compareceram para acompanhar a conversa.
 
Após reivindicação apresentada pelo Sinasefe, tendo em vista a extensão da concessão de recesso escolar também para os técnico-administrativos – a exemplo do que já ocorre com os docentes -, o reitor consultou Auridan Dantas, que apresentou possibilidades de abertura de diálogo sobre a questão, sempre fazendo a observação de que não poderiam fazer nada fora do amparo legal. Foi questionado a possibilidade de utilização de conceitos como segurança e economicidade, visando à aprovação de redução da carga horária de todos os servidores TAEs nesse período, tal como já é utilizado amplamente por outras esferas do Poder Executivo, a exemplo dos municípios e estados, bem como de outros poderes, Judiciário e Legislativo.
 
Por fim, decidiu-se que será encaminhada, na próxima reunião do Conselho Superior do IFRN (dia 31 de outubro), uma solicitação de criação de uma comissão, que debaterá sobre as possibilidades da extensão do recesso para os TAEs, sua viabilidade e propostas de funcionamento. Solicitou-se que, além dos membros do CONSUP, seja garantida a participação de representantes do Sinasefe e do DIGPE na referida comissão, a fim de que se possa chegar com a maior brevidade possível a uma resolução que alcance todo o IFRN, pondo fim aos tratamentos desiguais vislumbrados atualmente, quando alguns Campi liberam os TAEs sem compensação de horário e em outros os mesmos permanecem trabalhando em sua carga horária completa.
 
“Infelizmente não conseguiremos nada para esse recesso atual, mas essa reunião foi benéfica, pois foi aberta uma nova perspectiva de debate do assunto. Acho que é possível construirmos esse benefício também para os técnicos, o que é mais que justo”, afirmou Alcindo Mariano durante a reunião. ”
 
O Sinasefe Natal reforça que a participação da comunidade na construção dessa normatização será essencial. Portanto, solicitamos aos TAEs que enviem propostas a serem apresentadas e discutidas nessa comissão, informando o funcionamento dos setores do IFRN em seus Campi durante os períodos de recesso e levando sempre em consideração a natureza das atividades técnico-administrativas e sua diferenciação em relação às atividades docentes.