Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 08 de março, o SINASEFE Seção Natal, através da Diretoria de Formação Política e do GT de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, promoveu uma programação especial. A Roda de Conversa sobre o tema “Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão do IFRN” passou pelos Campi de Pau dos Ferros (dia 10/03), Santa Cruz (15/03), São Gonçalo do Amarante (16/03) e João Câmara (17/03). Em cada uma das rodadas da atividade, servidoras dos próprios Campi, que ocupam espaços na administração do instituto, como cargos de coordenação e diretorias; representantes do corpo discente – inclusive militantes de grêmios estudantis -; e representantes de movimentos sociais deram seus depoimentos e relataram experiências vividas enquanto mulheres na sociedade e nos espaços de poder do IFRN.

A coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva, falou sobre o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher com uma programação diferenciada, que reforçasse mais a luta e fosse menos “romantizada”. “O dia 8 de Março é aquele dia, de se fazer aquela homenagem especial, com flores, presentes, associando àquela imagem da mulher delicada, feminina, frágil, sensível, que criaram para a identidade do gênero feminino. Esquece-se do verdadeiro significado dessa data, que é a luta, e é isso que estamos resgatando com essa programação”, disse Socorro. “A escolha desses Campi é simbólica, pois são unidades que são dirigidas por mulheres, e isso para nós é muito importante”, reforçou a coordenadora.

“É primordial pensar na temática de gênero e suas relações na sociedade e é necessário que o debate seja feito para que a realidade vivida hoje seja mudada paulatinamente”, ressaltou a diretora de Formação Política do SINASEFE Natal, Maria Aparecida Fernandes. Já a diretora geral do Campus Pau dos Ferros, Antônia Francimar, que foi a primeira presidente e primeira coordenadora geral do SINASEFE Natal e uma das primeiras mulheres a ocupar uma direção geral no IFRN, disse que não é fácil chegar aos espaços de poder, mas se a mulher quer conquistar esses espaços tem que abrir mão de muitas coisas, o que nem toda mulher está disposta a fazer.

Para a diretora eleita para a próxima gestão no Campus Santa Cruz, Samira Fernandes, “o sistema educacional tem um papel fundamental nessa discussão, por isso devemos construir e favorecer espaços de debates e de diálogo”. Samira também parabenizou o sindicato pela iniciativa de levar o debate para o Campus. Na atividade de São Gonçalo do Amarante, Campus que é dirigido por Luisa de Marilac, a pedagoga Nina Souza, servidora do Campus Natal-Central, apresentou um contexto histórico da presença das mulheres no IFRN, tanto nos espaços de poder como a entrada da primeira aluna no instituto.

Sonia Maia, diretora do Campus João Câmara, afirmou que a luta não é individual, é coletiva e deve visar à reivindicação do significado dos espaços ocupados pelas mulheres. “Precisamos desapegar das amarras construídas e que nos fizeram acreditar que eram verdades, e fazer a territorialidade acontecer”, disse a gestora.

Ainda participaram das rodas de conversa – que contaram com café da manhã, momentos culturais e sorteios de brindes – a coordenadora de Multimeios de SGA, Sirley Fonseca; Ivana Lúcia da Silva e Joicy Fernandes, professoras do CNat e Campus João Câmara, respectivamente; a diretora geral do Campus Avançado Lajes, Pollyana de Araújo; Larissa Jordana e Ana Márcia, diretoras de administração dos Campi João Câmara e São Paulo do Potengi, respectivamente; Gilmara Azevedo, diretora acadêmica do Campus João Câmara; Vanusa Xavier, diretora da 16ª DIRED – João Câmara; Janikelly Benevides Macena, coordenadora da Secretaria de Educação de João Câmara; Ana Paula Lima Silva, aluna do IFRN; e representantes dos grêmios estudantis dos Campi Natal-Central, São Gonçalo do Amarante e João Câmara.

O SINASEFE Natal agradece a participação de todos e todas que se dispuseram a debater o tema ou a acompanhar as conversas e reforça a necessidade de se manter viva a discussão sobre a importância do papel da mulher nos espaços de poder do IFRN e da sociedade em geral. Esperamos ter contribuído para o início de uma nova fase, de conscientização e fortalecimento da luta das mulheres em nosso instituto.

Confira AQUI fotos das rodas de conversa nos quatro Campi que receberam o SINASEFE  Natal.