A Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal vem a público repudiar a atitude de um aluno do IFRN Campus Ceará-Mirim que agrediu nessa quinta-feira (07/12) a Professora Alian Paiva, servidora do Campus e que estava no exercício de sua função.

O estudante ficou furioso porque a professora exibia em sala de aula o filme “Diários de Motocicleta”, usado como instrumento didático para discutir com os alunos a Geografia da América Latina. Agressivo, o aluno atacou a Professora Alian com empurrões, a agrediu verbalmente e causou danos materiais ao patrimônio público. A agressão só não foi maior porque o estudante foi segurado pelos colegas de sala.

É claro perceber que os ideais do projeto Escola Sem Partido já se instalam nos corredores dos Institutos Federais de todo o país. Atitudes como essas nos mostram o quanto temos que lutar para barrar esse movimento crescente que cerceia a liberdade dos professores, a pluralidade de pensamento, mina a capacidade crítica dos estudantes e tira da escola a função de formar cidadãos.

Vemos constantemente notícias de estudantes que desrespeitam professores ou violam regras éticas e de comportamento das instituições de ensino. Infelizmente, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras, e o número de casos de violência contra professores só aumenta.

Não podemos deixar que o respeito ao professor vire coisa do passado. A sala de aula deve ser um lugar de respeito, de formação intelectual, o que inclui o debate de ideias e o professor e a professora merecem respeito por parte de todos.

O SINASEFE Natal repudia veementemente a atitude do estudante e cobra da Diretoria-Geral do IFRN Campus Ceará-Mirim as providências disciplinares cabíveis para que casos como esse não venham a se repetir.

À Professora Alian Paiva, o nosso apoio e mais sincero respeito pelo comprometimento com a educação e pelo trabalho desenvolvido no IFRN e durante toda a sua vida pedagógica.

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal