O SINASEFE Natal vem a público repudiar veementemente a nomeação do INTERVENTOR no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Rejeitamos a ação do ministro da educação, que nomeou hoje (20/04), como reitor pro tempore da Instituição, Josué de Oliveira Moreira, em detrimento ao reitor eleito, professor José Arnóbio de Araújo Filho.  Este ato representa um ataque direto ao processo democrático da nossa instituição e da sociedade, demonstra total desrespeito pela decisão da comunidade, rasga princípios da LDB e da Constituição Federal.

Mais uma vez, o atual governo deixa claro todo o seu desprezo pela DEMOCRACIA. Desrespeita a autonomia das instituições acadêmicas ao impor gestores alinhados politicamente ao presidente da república, porém alheios aos interesses e vontade soberana da comunidade acadêmica. É vergonhoso que, em meio a uma pandemia, onde lutamos pela vida, o governo ainda se dedique a atacar Institutos Federais e Universidades, utilizando como justificativa o viés ideológico, ancorado em uma Medida Provisória (MP 914/19) autoritária e inconstitucional, publicada posteriormente ao pleito realizado em nosso Instituto.

Em mais de 110 anos de história, o IFRN tem atuado pela transformação da realidade social do Rio Grande do Norte através da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social e continuará com este compromisso, independente de quantos tiranos estiverem no poder. Portanto, exigimos a nomeação imediata do REITOR ELEITO pela comunidade acadêmica do IFRN. Repudiamos e denunciamos o autoritarismo e a inconstitucionalidade da ação do ministro da educação, Abraham Weintraub. Conclamamos servidores e estudantes do IFRN, que receberam indignados mais essa intervenção do governo Bolsonaro, a transformar tal indignação em luta e resistência. Não nos calaremos diante do desrespeito à democracia e à autonomia da nossa instituição. O IFRN já escolheu o seu Reitor!

#PosseDoReitorEleitoJá
#ForaInterventor

Diretoria do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE