Sobre posicionamento do SINASEFE Nacional em relação à implantação da EaD nas IFEs

O SINASEFE Nacional divulgou na última quarta-feira (18/03), uma Nota contra a Portaria do MEC, que visa instituir a Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), mencionando de forma direta as Universidades e os Institutos Federais (IFs).

No texto, o SINASEFE Nacional se posiciona contrário à medida, tendo em vista que o MEC se aproveita de um momento de crise para fazer mudanças no sistema educacional do país de maneira unilateral, impositiva e sem qualquer discussão com a comunidade acadêmica.

O SINSEFE Natal replicou a nota no seu site e nas redes sociais e encaminhou o texto para conhecimento da categoria, através de lista de transmissão e grupos do Whattsap. Desde então, recebemos alguns questionamentos de colegas sindicalizados que compreenderam que a nota da Diretoria Nacional do SINASEFE foi generalista e desconsiderou as boas experiências vigentes na Educação a Distância (EaD) em diversos contextos e, em especial,  no IFRN.

Diante disso, a Diretoria Executiva do SINASEFE Natal esclarece que o conteúdo é um posicionamento da Direção Nacional e não reflete o entendimento da Seção Natal. Apesar de concordarmos que o Ministro da Educação errou, mais uma vez e que novamente age, visando retirar direitos e a autonomia dos profissionais da educação em participar de decisões sobre o melhor caminho para a educação no país. É de nosso reconhecimento que, graças ao esforço conjunto de profissionais talentosos e dedicados ao serviço público, vivemos no campus EaD do IFRN, uma realidade diferenciada na qualidade da Educação a Distância ofertada. De fato, a Nota da Nacional foi infeliz em várias argumentações e não representa a realidade presente.

Assim sendo, informamos à categoria que retiramos o texto dos nossos meios de comunicação e que entraremos em contato com a Diretoria da Nacional, apresentando a crítica com a finalidade de contribuir com a produção de documentos que demarquem posição contrária à Portaria do Ministério da Educação, sem, portanto, desqualificar a modalidade da Educação a Distância.

A Diretoria Executiva do SINASEFE Natal, afirma que nunca foi a intenção do sindicato desrespeitar os profissionais do Campus EaD/IFRN e lembra que somos uma única categoria de trabalhadores, independentemente da modalidade de ensino que nos dedicamos. Estamos do mesmo lado e mais do que nunca, precisamos permanecer unidos em luta pela educação pública e de qualidade e, sobretudo, vigilantes contra a constante retirada de direitos sociais em nosso país.

Diretoria Executiva do Sinasefe Seção Natal