“Das ruas, das praças quem disse que sumiu?”

O SINASEFE Seção Natal vem por meio dessa nota declarar apoio ao movimento autônomo, horizontal e participativo que está construindo a Ocupação Leilane Assunção, na Reitoria da UFRN. A ocupação foi deflagrada no dia 14 de junho após as manifestações da Greve Geral contra a Reforma da Previdência e contra o desmonte da educação.

O movimento surgiu como momento de espontânea indignação, construído por estudantes autônomos e sem vinculação partidária, ou à entidades, apresentando como pauta central a exigência da recomposição orçamentária das universidades e dos Institutos Federais, que sofreram um corte orçamentário de 30% pelo atual governo. Esse corte compromete severamente a qualidade da educação dessas instituições, pois sem a verba planejada vários institutos e universidades estão sendo obrigados a cancelar aulas de campo e eventos científicos, como foi o caso da CIENTEC na UFRN, e aulas estão sendo ministradas no calor, já que a verba não é suficiente para pagar a conta de energia e honrar com todos os contratos dos prestadores de serviços.

Os impactos dos cortes já são intensamente sentidos por estudantes, trabalhadores da educação e terceirizados. Alíás, esses últimos são os mais rapidamente afetados, pois já começaram as demissões. O panorama, que já era duro, tornou-se ainda mais difícil para os filhos da classe trabalhadora, pois está complicado se manter nas instituições de ensino públicas e de qualidade no Brasil com a falta de bolsas e a falta de oportunidades de aprendizado que extrapolem a sala de aula. O cenário é de recrudescimento da precarização da educação.

Diante das truculências do Ministro da Educação, a juventude e os trabalhadores e trabalhadoras decidiram ocupar, refutando as chantagens governamentais de que se aprovar a reforma da Previdência o orçamento da educação seria recomposto. É indecente e cruel nos fazer optar em manter os direitos mínimos da nossa juventude, ou os direitos dos nossos idosos, portanto não faremos essa escolha. Ninguém ficará para trás!

É pelas razões expostas acima que enxergamos o Ocupa Leilane como um movimento legal e legítimo. Nós do SINASEFE Natal participamos da primeira plenária puxada na ocupação, ainda na noite do dia 16 de junho, para conhecer quais eram as pautas e as perspectivas do movimento. Encontramos um movimento organizado, planejado e com pautas e objetivos bem definidos, um movimento plural, aberto e com perspectiva de construção horizontal e coletiva.

Compreendemos que o papel de um sindicato que represente os interesses dos servidores da educação é o de fazer germinar qualquer iniciativa popular que faça resistência ao desmonte da educação pública, gratuita e de qualidade que ainda sobrevive no Brasil.

Pelo direito à educação das gerações contemporâneas e futuras!
Pelo direito da juventude de sonhar e construir o seu futuro!
Pelo direito ao livre pensamento!

#OcuparResistireProduzir

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal