OS OUVIDOS MOUCOS DO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DO IFRN

O SINASEFE NATAL vem respeitando o processo de discussão da comunidade acadêmica do IFRN sobre o tema da revisão de ofertas e da questão central, provocada pela Pró-Reitoria de Ensino, que é a redução da duração de nossos cursos do Ensino Médio Integrado de 4 para 3 anos.

Como tem sido nossa postura, nos últimos 4 anos, promovemos o debate do tema, dando vozes às visões diferentes do que tem sido imposto pela Reitoria, possibilitando a que os servidores vejam de forma ampla o que envolve tal proposta. Também contribuímos com esse debate nos campi em que atuamos.

No entanto, qual não foi nossa surpresa ao ver, entre os dias 19 e 20 do corrente, diversas matérias em jornais locais protagonizadas pelo Pró-Reitor de Ensino, afirmando que haverá redução do tempo de duração do Ensino Médio.

Como é possível que isso ocorra, quando a comunidade acadêmica não fechou questão sobre o tema, como ele mesmo afirmou em entrevista à Tribuna do Norte (20/03). Quando ainda as comissões estão em processo de discussão dos temas nos campi? E, enquanto as comissões vão aprofundando o tema, vai crescendo a tendência de discordância, desconfiança, insegurança e não aceitação da proposta sem analisar a fundo todos os cenários, especialmente porque o argumento levantado, o do orçamento, não convence.

O Pró-Reitor, numa reprodução da postura digna das velhas raposas da nossa política, cria o factoide na imprensa, passando por cima da comunidade acadêmica que representa, numa clara intenção de preparar o terreno para blindar a gestão das vozes dissonantes.

Como podemos ler, então, essa postura? Ou o Pró-Reitor assume sua face autoritária de vez, e nos diz que, independentemente do que a comunidade acadêmica apontar, fará o que ele quiser (como vem realmente fazendo); ou está muito confiante de que sua opinião é uma ordem para professores, alunos, técnicos do IFRN; ou será que acha que a comunidade acadêmica do IFRN é incapaz de discordar da versão da gestão?

O SINASEFE NATAL lamenta profundamente que, mais uma vez, travestida de uma pseudodemocracia, a gestão do IFRN não respeite o processo interno de diálogo dos que fazem a Instituição e, especialmente, não aja para que tracemos um caminho que não seja o de impactar o nosso projeto político pedagógico e a oferta para nossos alunos.

Acreditamos que nossa comunidade acadêmica anseia para que façamos um grande movimento de defesa do nosso modelo de Ensino Médio, que tem objetivamente se mostrado exitoso em todas as avaliações.

Esperamos, por fim, que os ouvidos do Pró-Reitor de Ensino sejam menos moucos e abram-se para ouvir e assimilar o recado que a comunidade escolar já deu recentemente, quando respondeu, negativamente, em mais de 80%, à enquete que propunha a redução do Ensino Médio no IFRN para 3 anos.

Façamos, pois, verdadeiramente o debate.

SINASEFE SEÇÃO NATAL

Natal, 20 de março de 2019.