Durante reunião nesta segunda-feira (20/07) o governo, representado pelo Ministério do Planejamento (MPOG), apresentou sua segunda proposta aos SPF, em resposta a Campanha Salarial Unificada 2015. Representantes da Direção e do Comando Nacional de Greve do SINASEFE e de aproximadamente 26 entidades participaram do encontro.
 
Proposta
Em resumo, o governo manteve a reposição parcelada de 21,3%, em quatro anos, anteriormente rejeitada pelos SPF, e apresentou novas propostas de reajuste em benefícios condicionadas à aceitação da primeira proposição. Os valores, de acordo com a nova proposta, seriam modificados, em 2016, da seguinte forma: 22,8% auxílio alimentação e saúde e 317% auxílio pré-escolar, que não é aumentado há 10 anos. (As cifras não estão colocadas nesta matéria pois existem variações de locais/servidores.) A novidade agora seria a possibilidade de inclusão de um termo de compromisso de revisão do acordo, que possibilitaria retomar o processo de negociação, caso a inflação supere a previsão governamental.
 
Avaliações preliminares
O Fórum das Entidades Nacionais de SPF (Fonasef) se reuniu ainda na noite de segunda-feira para avaliação preliminar do novo aceno governamental, o encontro também teve a participação do CNG SINASEFE, que o considerou como espaço de debate importante diante da necessidade de unificar as lutas. O Fonasef destacou que, nos moldes da proposta anterior, a nova formatação deverá ser debatida nas bases para que seja dada uma resposta ao governo.
 
Não há nenhum encontro entre essa proposta e as pautas do Fórum e isso ficou bem claro na mesa de negociação. Assim, o único acordo firmado na mesa é de realização de um novo encontro na próxima semana, ainda sem data definida. No entanto, ao final da reunião, Sergio Mendonça disse que está aberto a negociar outra proposta, caso o Fórum a apresente na próxima reunião. Na reunião de avaliação, as entidades entenderam que apesar da apresentação de uma proposta objetiva sobre os benefícios sociais, esta não contempla as reivindicações do Fórum, afinal fica muito aquém dos patamares definidos pelas entidades que o compõem.
 
Na avaliação de todos (presentes na reunião do Fonasef), a maioria dos pontos da pauta sequer teve uma resposta do governo e a proposta plurianual é rebaixada, não tendo a mínima possibilidade de ser aprovada pelos trabalhadores. Porém, como boa parte das entidades não estava presente, decidiu-se por não precisar uma avaliação sobre o processo e marcar uma nova reunião para terça, dia 21 de julho às 18 horas, na sede do ANDES-SN.
 
Atividades do CNG na segunda-feira (20/07)
O Comando Nacional de Greve do SINASEFE, com novos participantes na segunda semana de movimento paredista, realizou um encontro de planejamento na manhã de segunda-feira. A atual composição do colegiado conta com os servidores: Reinaldo Martins (IFBA), João Carlos (IFCatarinense), Antonio Celso (SESSIFPI), Estelamaris Borges (IFMG-Ouro Preto) e Wagner de Castro (IFGoiano- Morrinhos).
 
A tarde o CNG participou da reunião preparatória do Fonasef para as atividades vespertinas no MPOG, acompanhando a respectiva movimentação. Finalizando os trabalhos do dia, o comando esteve presente no encontro de avaliação do Fonasef acima citado.
 
Via Sinasefe Nacional