Estudantes de diversos Campi do IFRN estão reunidos nesta sexta-feira (23/08), no Campus Natal-Central, para discutir as próximas ações dos estudantes após o ato do dia 13 de agosto. Desde que o governo Bolsonaro anunciou uma série de cortes no orçamento de Universidades e Institutos Federais, o movimento estudantil tem estado mobilizado em defesa da Educação e contra essa política de retrocessos.

O SINASEFE Natal foi convidado a participar de uma das mesas do encontro e foi representado pela coordenadora geral do sindicato, Emanuelly Bezerra, que em sua apresentação falou que os estudantes devem assumir o protagonismo na luta contra as políticas de cortes e de sucateamento da educação pública. “Meu primeiro contato com a política aconteceu no movimento estudantil, enquanto aluna de escola pública. Sei como o movimento estudantil é importante para nossa formação e como ele pode ser inovador em relação a outros espaços que também se dedicam à luta por direitos”, explicou a professora.

A coordenadora disse, ainda, que o movimento estudantil precisa demonstrar para a sociedade que sua luta está acima de questões partidárias e que as demandas dos estudantes interessam a toda a sociedade.

O estudante Marcos Alexandre, do IFRN Campus Cidade Alta e presidente da FENET, lembrou que a UNE já convocou um novo ato para o dia 07 de setembro e que é muito importante que os estudantes do Rio Grande do Norte, em especial os do IFRN, se somem a essa luta nacional. Segundo Marcos, o movimento estudantil esteve presente em todas as lutas políticas importantes do país e deve continuar tendo papel de destaque nessa conjuntura de retrocessos que vivenciamos com Jair Bolsonaro.

O encontro dos estudantes teve início pela manhã e também contou com a participação do professor de Ciência Política da UFGD, Davide Giacobbo Scavo. A programação do evento segue até o final da tarde no auditório da DIAC, no Campus Natal-Central.

#SINASEFENatalnaLuta