Hoje (14/01), nos despedimos do poeta amazonense Thiago de Mello, que faleceu aos 95 anos, em Manaus, por causa ainda não revelada.

Amadeu Thiago de Mello nasceu em Porantim do Bom Socorro, município de Barreirinha, interior do Estado do Amazonas, no dia 30 de março de 1926. Consagrado internacionalmente, Thiago de Mello é um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional. Suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas. Seu poema mais conhecido é ‘Os Estatutos do Homem’ em que o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.

Além de poeta, Thiago de Mello também é tradutor, escritor, jornalista, artista gráfico e roteirista. Ele é membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018. Em setembro do ano passado, a 34º Bienal de São Paulo homenageou Thiago de Mello intitulando o evento com um dos versos do poeta ‘Faz escuro mas eu canto’, que é parte do poema ‘Madrugada Camponesa’.

No ano passado, em celebração aos seus 95 anos, a Prefeitura de Manaus realizou a exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus”, que pode ser conferida no link https://vidaecultura.manaus.am.gov.br/.

O SINASEFE Natal lamenta profundamente a perda irreparável desse poeta que tanto nos presenteou com seus versos, muitas vezes utilizados em nossos materiais de divulgação, e nos inspirou com sua luta em defesa da Democracia, dos Direitos Humanos, da Amazônia e da Cultura.

Thiago de Mello, Presente!

#Luto