A diretoria do SINASEFE Natal esteve reunida nessa terça-feira (26/08), com membros da Direção Nacional do SINASEFE e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para falar sobre a intervenção no IFRN, exigir uma postura mais contundente do Conselho sobre o tema e discutir os cortes de verbas da educação.

A reunião foi uma proposição da diretoria nacional do SINASEFE, com a finalidade de solicitar do Conif um acompanhamento mais próximo e permanente aos Institutos Federais que passam por intervenção, visto ser uma defesa da autonomia e qualidade de toda a rede dos Institutos. No diálogo, enfocou-se a necessidade de fortalecimento da luta política contra as intervenções e de ações efetivas junto aos parlamentares. Foram feitos relatos referentes ao trágico episódio de 11 de agosto, da situação extremamente fragilizada em que se encontra a gestão do IFRN, além da trajetória das ações judiciais pela posse do reitor eleito, José Arnóbio de Araújo Filho. Foi solicitado, ainda, um posicionamento do Conselho sobre a proibição, por parte da gestão interventora, de servidores e estudantes acessarem o prédio da reitoria do IFRN.

No encontro, também foi encaminhada a organização de uma plenária nacional para discutir o aprofundamento da intervenção no IFRN, o corte de verbas para a educação e as implicações para a qualidade do ensino feito nas instituições federais. A intenção é que a plenária conte com a participação do reitor eleito, professor José Arnóbio, estudantes, servidores, parlamentares federais e representantes do Conif. Tal atividade será coordenada pelo SINASEFE Nacional.

#SINASEFEnaLuta
#ForaInterventor
#PosseDoReitorEleito
#IFRNemEstadodeGreve