O SINASEFE Seção Natal convida a categoria para participar do II Seminário em Defesa da Previdência que será realizado na próxima segunda-feira, dia 06 de fevereiro, a partir das 15h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no IFRN Campus Natal-Central. O evento é um dos encaminhamentos do I Seminário da Frente Potiguar em Defesa da Previdência, que aconteceu no último dia 30 e reuniu dirigentes e representantes de entidades e centrais sindicais de todo o Estado.

O Seminário tem como objetivo mobilizar as entidades e as bases para discutir os caminhos para a luta contra a Proposta de Emenda Constitucional da Reforma da Previdência – PEC 287/2016. O evento contará com duas palestras: “A Falácia do Déficit Previdenciário”, ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal e representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (ANFIP), Floriano Martins de Sá Neto, e “A PEC 287 e o Retrocesso Social”, com o advogado previdenciarista e presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB-PE, Alexandre Vasconcelos.

Os servidores do IFRN interessados em participar do Seminário devem se inscrever na atividade até às 12h do dia 06 de fevereiro (segunda-feira). Clique aqui para se inscrever.

Após o Seminário, haverá um Ato Público na avenida Senador Salgado Filho, em frente à entrada do Shopping Midway Mall, onde os participantes divulgarão informações sobre os impactos da reforma da Previdência para a população.

A Seção Natal ressalta a importância da participação de todos e todas nas atividades de mobilização contra a Reforma da Previdência e toda a agenda de retrocessos imposta pelo governo Temer contra a classe trabalhadora.

Sobre a PEC 287/2016

Proposta de Emenda Constitucional 287/2016 foi apresentada pelo Governo Federal no dia 05 de dezembro de 2016 com o suposto objetivo de tornar o sistema de seguridade social sustentável. No entanto, especialistas apontam que a reforma, caso aprovada, dificultará, e em alguns casos até impedirá, o acesso aos direitos sociais garantidos pela Previdência.

A PEC muda drasticamente a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros, que precisarão contribuir por 49 anos para assegurar o recebimento do teto do Regime Geral da Previdência Social. A reforma aumenta a idade mínima da aposentadoria para 65 anos e estabelece paridade entre homens e mulheres e entre servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. A PEC prevê que essa idade mínima de 65 anos para se aposentar poderá ser ampliada a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio ou discussão no legislativo caso haja aumento da expectativa de vida do brasileiro.

A proposta também reduz o Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes, proíbe o recebimento de pensão e aposentadoria ao mesmo tempo e extingue aposentadoria sem contribuição para o trabalhador rural, assim como a aposentadoria especial dos professores.

Serviço
O quê? II Seminário em Defesa da Previdência
Onde? Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no IFRN Campus Natal-Central Quando? 06 de fevereiro de 2017 (Segunda-feira) – a partir das 15h
Mais informações: Na Secretaria do Sindicato, pelos telefones (84) 3201-3856 / 99925-3892 ou pelo e-mail sinasefenatal@hotmail.com