O GT Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil do SINASEFE Natal se reuniu na última quinta-feira (25) para fazer um balanço das atividades desenvolvidas pelo grupo em 2015 e programar novas ações para 2016.

O GT de Gênero é composto pelos servidores Socorro Silva, João Victor Menezes, Tonny Medeiros e Erivanda Tavares. Na reunião, foram apresentados os novos componentes do núcleo, os servidores Wagner Campos e Goreth Alves, que terão sua designação para o grupo feita através de portaria.

As reuniões do grupo, que são abertas à participação de todos e todas interessados na temática, serão realizadas mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, das 14h às 17h, na sede do SINASEFE Natal.

Em 2015, o GT de gênero participou e apoiou importantes movimentos, como a Marcha das Mulheres Negras, em Brasília, o I Seminário em Gênero, Educação e Diversidade do IFRN, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGÊDI do IFRN e lançou a campanha Mais Mulheres nos espaços de poder e decisão no IFRN.

Para 2016, o grupo pretende organizar um calendário de eventos e ações que potencializem as ações e agendas dos temas que o GT representa: Mulheres; Raça e Etnia; Trabalho Infantil; e Diversidade. Como meta está a articulação com os NEAB dos campi, com a finalidade de articularmos ações de formação ao corpo discente e servidores (as) da instituição.

Na reunião da quinta-feira, foi apresentada aos novos membros do núcleo a campanha “Mais Mulheres nos Espaços de Poder”, lançada em outubro de 2015 e que tem como objetivo estimular a participação das mulheres nas instâncias da gestão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A campanha, que será colocada como meta prioritária do GT de Gênero, está sendo retomada com a atividade alusiva ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Na reunião, foi apresentada aos presentes a proposta da programação das comemorações do mês da mulher, que será realizada de forma descentralizada.

“Decidimos comemorar o 08 de março de forma descentralizada, em quatro polos do IFRN. A ideia é contemplar mais mulheres nessa homenagem e que não seja só um momento de festividade, mas de reflexão e de apontamentos para que possamos melhorar nossa intervenção nos espaços que atuamos de forma qualificada e que resgate a inserção das mulheres, como protagonista do processo de emancipação e Autonomia”, disse Socorro Silva.

A programação do evento e os polos onde serão realizadas as comemorações estão sendo definidos pelo grupo e serão divulgados em breve.