Durante a pandemia do novo coronavírus, muitos grupos estão em risco por depender financeiramente das pessoas que consomem seus produtos ou utilizam seus serviços e que hoje encontram-se em isolamento social, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para barrar a proliferação do vírus.

Diversos entidades e movimento sociais, se mobilizam em todo país para fazer campanhas de doações e levar comida, materiais de higiene e de limpeza para quem mais precisa. E para tentar ajudar alguns grupos nesse período, o SINASEFE Seção Natal também realizou doações para três campanhas: da Comunidade Indígena Amarelão; da Comunidade Indígena do Catu; e da Rede Solidária MLB.

Conheça um pouco da realidade desses grupos e ajude você também:

Comunidade Indígena Amarelão
Localizada no município de João Câmara/RN, a comunidade é composta por 340 famílias. Dessas, 156 famílias tiram seu sustento exclusivamente do beneficiamento da castanha de caju e venda de artesanato. Com a pandemia do coronavírus, as famílias não conseguiram mais comercializar a castanha e os produtos do artesanato, e se viram obrigadas a fazer campanhas para arrecadar doações e diminuir o impacto da crise.

Como ajudar?
Doações de alimentos – material de limpeza e higiene pessoal: entregar na associação da comunidade. Para doações acima de 30 cestas básicas, será providenciado transporte para buscar.

Doações em dinheiro:
Caixa Econômica Federal – Ag: 0760 / Op: 013 / Conta Poupança: 39.286-8
Banco do Brasil – Ag: 0727-7 / Variação: 51 / Conta Poupança: 22.817-6 / Tayse Michelle Campos da Silva – CPF: 053.501.324-82

Mais informações, entrar em contato com Tayse Campos, coordenadora da Associação Comunitária Indígena do Amarelão: https://www.facebook.com/tayse.campos.5

Comunidade Indígena do Catu
Situada na divisa dos municípios de Canguaretama/RN e Goianinha/RN, às margens do rio Catu, a comunidade luta diariamente para firmar sua cultura e garantir sua terra e sua sobrevivência. O povoado, que quase desapareceu, é formado por cerca de 203 famílias que lutam junto aos órgãos competentes por território e políticas públicas para sua população. A comunidade vive basicamente da agricultura familiar e do etnoturismo, alternativa sustentável de renda para comunidades indígenas e que com a pandemia de coronavírus, fica impossibilitada a sua prática.

Para ajudar a Comunidade Indígena do Catu, entrar em contato com Luiz Katu, cacique, morador e representante da comunidade: https://www.facebook.com/luizkatu.luiz

Rede Solidária MLB
Campanha do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) de arrecadação de dinheiro, alimentos, material de higiene e limpeza para atender inúmeras famílias pobres que moram em situações vulneráveis. A maioria dessas famílias é chefiada por trabalhadoras informais e, por isso, serão as primeiras a sofrerem as consequências econômicas da quarentena, decretada devido à pandemia do coronavírus.

Como ajudar?
Doação em dinheiro:
Caixa Econômica Federal – Ag: 0035 / Op: 013 / Conta Poupança: 00289649-7
Inaê Naiara Lopes Marques de Oliveira

Local físico para doações:
Ocupação Pedro Melo – Rua das Virgens, 176, Ribeira.

O SINASEFE Natal também divulgou uma lista com outras entidades que estão na luta em busca de recursos para ajudar aqueles que estão com dificuldades nesse período de isolamento social. Confira: https://is.gd/HL48XC

Nesta quarentena, o SINASEFE está junto com você!

#SINASEFEnaLuta
#JuntosContraoCoronavírus
#FiqueEmCasa
#QuarentenaNãoéFérias
#IgnoreoPresidente