No próximo domingo, dia 1º de outubro, será realizada em todo o país, a eleição para conselheiros tutelares.
O voto para a escolha dos conselheiros tutelares é direto, secreto e só é permitido escolher um/uma candidato/a. Apesar de ser facultativo, é importante que a sociedade esteja presente nessa eleição. Os Conselhos são instrumentos fundamentais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e têm sido espaços cada vez mais disputados pela extrema direita.
É a primeira vez que a eleição contará com urnas eletrônicas. No RN, os municípios com mais de 20 mil habitantes terão o equipamento à disposição. Nas demais cidades, o processo será manual.
Serão disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, urnas para os municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Touros.
Para votar é preciso ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município. Para a votação é necessário estar com um documento original oficial com foto ou o e-título.
A eleição para conselheiro tutelar é de responsabilidade de uma comissão, constituída pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA). Os eleitos no domingo irão ocupar o cargo durante o quadriênio que vai de 2024 a 2028.
Confira os locais de votação:
O TRE-RN também dispõe de um telefone onde é possível consultar – via whatsapp – os locais de votação. O número é (84) 3654-5050.
Agende-se e participe desse importante momento da nossa Democracia.
#SINASEFEnaLuta