A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, e o diretor de Comunicação da Seção, Hugo Manso, participaram na manhã desta quarta-feira (24/07), no Auditório do IFRN Campus Natal-Central, de um debate sobre o Programa Future-se. O novo ataque apresentado pelo governo Federal, através do Ministério da Educação, tem como objetivo extinguir o financiamento público do setor e entregar Universidades e Institutos Federais a iniciativa privada.

Segundo o diretor de Comunicação do sindicato, o projeto Future-se foi apresentado pelo MEC com uma roupagem pirotécnica, seguindo uma lógica mercadológica, na qual o termo ensino nem mesmo é citado no texto. “A alternativa dos trabalhadores da educação e das instituições federais é somente a de luta e resistência”, comentou Hugo Manso.

Para o professor Glauco Smith, o Future-se limita-se a um apanhado de powerpoints bem elaborados por uma equipe de marketing, mas carentes de embasamento teórico que o fundamente. Para o educador, o projeto, caso implantado, será a morte da educação pública no Brasil.