Diretoria e base do SINASEFE Seção Natal participaram nesta quinta-feira (22) das mobilizações do Dia Nacional de Paralisação. Em uma Aula Pública realizada em frente ao Campus Natal-Central, foram debatidos temas como Projeto Escola Sem Partido, Reforma do Ensino Médio e os ataques do governo ilegítimo à classe trabalhadora. A atividade contou com a participação de servidores, alunos (as) e comunidade externa que, após a aula, se uniram ao Ato #ForaTemer, com caminhada do Via Direta ao Midway. Em alguns Campi do IFRN, a categoria também aderiu à Paralisação Nacional e realizou atos em protesto contra os desmandos do governo de Michel Temer.

A direção do SINASEFE Natal parabeniza a categoria e os alunos (as) do IFRN que, de forma exemplar, consciente e responsável, somaram-se e participaram da atividade nacional de paralisação em defesa do serviço público, contra a retirada de direitos e contra as reformas na educação.

Aproveitamos para também parabenizar a instituição que foi e é o motivo de nossas lutas e de nosso zelo: o IFRN, nestes seus 107 anos. Destes, são 25 anos do SINASEFE Seção Natal, dedicados à defesa da função social da escola e da educação profissional, bem como da educação como direito universal e, portanto, de caráter público, laico e democrático. Nos seus 107 anos, o IFRN tem mantido esse compromisso, à revelia dos diversos ataques que sofreu na sua história de governos descomprometidos com a formação dos filhos das classes populares, a exemplo do que ocorre agora.

Reiteramos a necessidade de continuarmos unificados neste propósito e nas trincheiras da defesa da democracia, dos direitos trabalhistas conquistados e da educação pública e de qualidade. Não aceitaremos retrocessos e perdas dos direitos e das políticas sociais conquistadas historicamente, como as que o atual GOVERNO ILEGÍTIMO, AUTORITÁRIO E REPRESSOR quer nos impor.

Quem não dialoga com a sociedade e seus representantes só impõe subtração de conquistas e direitos. Um exemplo dessa postura é assinatura da Medida Provisória nº 746, da Reforma do Ensino Médio, sem antes dialogar com educadores, alunos, pais e nem com as entidades representantes da educação, demonstrando-lhes um total desrespeito e a falta de sintonia com o projeto de educação que promova a formação humana e integral para nossos jovens. Além de retirar do currículo disciplinas fundamentais como Sociologia, Filosofia, História e Educação Física, componentes curriculares fundamentais para a formação humana e cidadã de nossos educandos, ainda quer transformar a educação profissional em formação de mão de obra de um século atrás.

Por tudo isso, conclamamos a nossa comunidade escolar para continuarmos em luta e mobilizados em defesa de educação pública e de qualidade. É desse modo que fazemos valer cada ano de aniversário do nosso instituto.

Reiteramos a importância da paralisação no dia 29/09, data convocada pelas entidades nacionais e já aprovada em assembleia pela categoria. Vamos promover, neste dia, atividades de debates e mobilização com pais, alunos, servidores e toda a comunidade local sobre estes temas e outros que são pertinentes à conjuntura nacional.

A direção do SINASEFE Natal se coloca à disposição para orientar, esclarecer e contribuir com as atividades locais em cada Campus, para que façamos uma atividade melhor e maior do que já realizamos no dia 22. Lembrando que só a luta muda a vida e nos concede conquistas e ganhos como categoria e comunidade escolar.

Direção Executiva do SINASEFE Seção Natal