Em 2012, Brasil formou 50,36% mais licenciados do que em 2002, mas ainda é expressiva a diferença entre ingressantes e concluintes
 
Mais pessoas começaram cursos de licenciatura em 2012 do que em 2011, mas o número de concluintes de graduações na área caiu de um ano para outro. É possível verificar essas informações comparando os dados preliminares do Censo da Educação Superior 2012 e os números de 2011.
 
Em 2012, foram registrados 491.087 ingressos em licenciaturas, 8% a mais do que em 2011 (454.712) e 8,52% a mais do que em 2010 (452.527). O atual número de ingressantes é 50,36% maior do que o de dez anos antes. Em 2002, havia 326.607estudantes começando algum curso de licenciatura.
 
Já a quantidade de pessoas que chegam ao final de cursos da área caiu 5,97% em 2012 na comparação com 2011. Em 2012, foram 223.892 concluintes, ante 238.107 de 2011. O recente número de estudantes que concluem alguma graduação na área é 68% maior do que a quantidade de formados em licenciatura dez anos antes – em 2002, foram 133.259 os estudantes que terminaram esses cursos.
 
Porém, o crescimento de formados não significa que todos os licenciados a cada ano lecionem na Educação Básica quando se formam e nela permaneçam – a evasão de professores iniciantes foi abordada por Educação na reportagem “Adeus, docência”, da edição 195. (leia AQUI)
 
Ao observar a evolução do número de concluintes de licenciaturas na primeira década dos anos 2000, nota-se ainda que, com exceção de 2004, todos os anos registram mais concluintes de cursos de licenciatura em faculdades privadas do que em públicas. Além disso, o crescimento do número de concluintes não foi contínuo – houve alguns anos de queda em relação a medições anteriores, caso de 2006 (188.963) e 2007 (184.105) comparados a 2005 (207.834), e caso de 2010 (233.306) comparado a 2009 (241.536).
 
As matrículas em licenciaturas correspondem a 19,41% ou 1.366.559 do total de matrículas (7.037.688) no ensino superior em 2012. São 10.230 matriculados nesses cursos a mais do que em 2011.
 
Fonte: Revista Escola