Em mais uma Assembleia Geral da categoria realizada nessa quarta-feira (27/02), no Miniauditório do IFRN Campus Natal- Central, o SINASEFE Seção Natal definiu importantes encaminhamentos, como a aprovação do Código e do Calendário para o processo sucessório da Diretoria e do Conselho Fiscal da Seção para o biênio 2019-2021 e a participação do sindicato nas atividades do 08 de Março.
O encontro foi conduzido pela coordenadora geral da Seção, a Professora Aparecida Fernandes, que iniciou com os informes. Aparecida falou sobre o Banquetaço, movimento que aconteceu nessa quarta em todo o país em protesto contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). A coordenadora falou sobre sua participação na mobilização em Natal e disse que “a extinção do órgão ataca frontalmente a segurança alimentar no país, ataca os pequenos produtores rurais e a economia solidária”.
A coordenadora Socorro Silva falou sobre a participação da Seção na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, realizada no dia 20 de fevereiro, em São Paulo-SP, na reunião do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), no dia 21, e no seminário de divulgação de dados sobre a privatização e mercantilização da educação pública, no dia 22, ambos também em São Paulo-SP.
A Professora Socorro também falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta que ela assinou sobre um processo de denúncia que foi feita por um servidor contra ela e que resultou no seu impedimento de realizar qualquer atividade política no IFRN por dois anos. “Lamento o ocorrido e estou indignada com o que aconteceu. Quem me conhece sabe da minha luta e isso para mim é uma mancha no meu currículo, na minha vida e na minha militância”.
Os servidores presentes na Assembleia se solidarizaram à Professora Socorro pelo ocorrido, agradeceram pelo seu empenho nas batalhas travadas e solicitaram que a coordenadora não desanimasse e nem abandonasse a luta.
O servidor Tonny Medeiros falou sobre o curso Capital, Trabalho e Educação, que será promovido pelo SINASEFE Nacional nos dias 15, 16 e 17 de março, em Brasília-DF, ressaltando a importância da participação da base, e informou sobre a palestra de Leonardo Boff que será realizada no dia 13 de março, no auditório da Reitoria da UFRN.
O diretor de Assuntos Jurídicos, André Nobre, também passou os informes da 157ª Plena, que aconteceu de 15 a 17 de fevereiro, em Brasília-DF. O diretor de Aposentados, Aurir Marcelino, falou sobre a próxima comemoração dos aniversariantes aposentados que será realizado no dia 02 de abril, a partir das 9h, na Sala dos Servidores do CNat/IFRN.
Aparecida falou também sobre a Jornada de Formação que está sendo promovida pelo sindicato e que teve início com as palestras “Reforma do Ensino Médio: desafios da Educação Profissional e Tecnológica”, realizada no dia 20 de fevereiro, com o Professor Dante Moura, e a palestra “O assédio à liberdade de cátedra e o direito à pluralidade no ensino”, no dia 25 de fevereiro, com o Professor Fernando Penna. A professora lembrou que a Jornada de Formação vai ter continuidade com a palestra sobre a reforma da Previdência, em data ainda a ser definida.
A professora também falou do Encontro Nacional de Fé e Política, que acontece de 12 a 14 de julho, no CNat/IFRN, e que discutirá religião, poder, democracia, tarablho, movimento social, dentre outros temas, e comunicou sobre a finalização da compra da sede do SINASEFE Natal, informando que foi comprada uma casa próximo à Reitoria do IFRN.
Após os informes, os servidores Francisco Pontes e Aparecida Fernandes, membros da Comissão Eleitoral responsável pelo processo sucessório da Diretoria e do Conselho Fiscal da Seção para o biênio 2019-2021, apresentou o Código e o Calendário eleitoral, que, após modificações feitas em conjunto com a base presente no encontro, foram aprovados. Os documentos serão publicados nesta sexta-feira, 1º de março.
Diante da aprovação do Calendário eleitoral, a Assembleia também aprovou a prorrogação do mandato da atual gestão para o dia 15 de abril, quando acontecerá a posse da nova diretoria do sindicato.
A Professora Aparecida fez o chamado para a categoria se fazer presente nesse processo eleitoral, lembrando que “mais que nunca é necessária essa organização sindical porque nós estamos num período muito difícil, vamos enfrentar muitas lutas”. Ela informou que o servidor interessado em participar de alguma chapa tem que estar sindicalizado e não pode estar em cargo de gestão com função gratificada. Lembrou também que as chapas observem a questão da paridade entre mulheres e homens ou considerem pelo menos 30% da participação feminina.
Nos encaminhamentos, a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, apresentou as atividades que estão programadas para o dia 08 de março, e que foram definidas pelo grupo de mulheres representantes de diversas entidades sindicais, de movimentos estudantis e sociais e de partidos políticos. O SINASEFE Natal também participou das reuniões do grupo para a construção do Dia Internacional das Mulheres, que definiu a realização de uma atividade unificada das mulheres do RN no dia 08 de março, a partir das 15h, com concentração em frente ao INSS da rua Apodi.
A professora falou ainda sobre a aprovação na 157ª Plena do SINASEFE, dos dias de 08 a 14 de março como período de mobilização das mulheres com atividades nos Campi dos Institutos Federais, pautando temas como feminismo, violência machista, luta por direitos das mulheres, descriminalização do aborto, além de exigir justiça por Marielle e Anderson.
Socorro apresentou como encaminhamento a construção de uma carta de recomendação aos Campi do IFRN para que eles trabalhem esses temas junto com as trabalhadoras da unidade. Para essas atividades, ficou definido que o SINASEFE Natal disponibilizará ajuda financeira. Também foi aprovada a contribuição financeira para o ato do dia 08 de março, em Natal. As despesas do ato foram rateadas entre os participantes da construção da atividade, ficando um total de R$ 250,00 para cada entidade.