Foi realizada na manhã da última segunda-feira (19) mais uma Assembleia Geral do SINASEFE Seção Natal. No encontro, que aconteceu no Auditório do IFRN Campus Natal-Central, a categoria decidiu aderir à Paralisação Nacional dos dias 22 e 29 de setembro. A realização de nova assembleia na próxima segunda-feira (26), para tratar mais especificamente da questão das 30 horas dos TAEs e outros itens das pautas local e nacional, também foi aprovada pela base.
Durante a reunião também foram abordados: análise de conjuntura (Desmonte do Serviço Público e Ataques à Educação: Reforma do Ensino Médio); autorização para a Seção ajuizar ação contra o aumento de 37,55% da GEAP; recomposição de vacância de cargos da Diretoria Executiva; referendo para exercício simultâneo do cargo de Dirigente Sindical e FG; e encaminhamentos.
No ponto de pauta informes, os participantes da Caravana com Acampamento dos Servidores Públicos Federais, que aconteceu de 12 a 14 de setembro; dos GTs da Nacional e da 144ª Plena, realizados de 15 a 18 de setembros, todos em Brasília-DF, passaram as informações dos eventos e reforçaram o chamado da categoria a participar das agendas de lutas contra o atual governo ilegítimo.
Para fazer a análise de conjuntura, participaram da assembleia Meneleu Bezerra, coordenador jurídico do Sintest/RN, e José Rebouças, representante do CSP Conlutas. Os convidados falaram sobre os ataques do governo ilegítimo contra a classe trabalhadora e contra a Educação e reafirmaram a necessidade de todos se unirem e encontrar meios de barrar as arbitrariedades do governo de Michel Temer.
Na assembleia, foi votada a autorização para o sindicato ajuizar ação contra o aumento de 37,55% da GEAP. Em abril de 2016, O SINASEFE Nacional conseguiu uma liminar da Justiça Federal reconhecendo que que o aumento foi abusivo e aplicando o reajuste de 20%. No entanto, essa liminar foi recentemente cassada e o reajuste já foi implementado no contracheque dos servidores usuários do plano de saúde. Em regime de votação, por unanimidade, a categoria decidiu entrar com a ação contra o reajuste da operadora.
Para a paralisação do dia 22, ficou definida a realização de uma Aula Pública às 13h30, em frente ao IFRN Campus Natal-Central. Na atividade serão debatidos temas como Projeto Escola Sem Partido, Reforma do Ensino Médio e os ataques do governo à classe trabalhadora. Após a aula, os participantes se unem ao Ato #ForaTemer, com concentração às 16h30 em frente ao Via Direta.
Já as atividades para a paralisação do dia 29 de setembro serão definidas pela categoria na próxima assembleia, que já está marcada para o dia 26 de setembro. Nessa assembleia também será discutida a questão da flexibilização das 30 horas dos TAEs do IFRN, pois esse ponto de pauta não deu para ser discutido de forma aprofundada nesse encontro.
No encontro, foi feita também a recomposição da vacância dos cargos da Coordenação Geral e da Diretoria de Assuntos Jurídicos da Seção, antes ocupados pelos servidores Edinésio Jales da Silva e Antônio Fernandes Carvalho, respectivamente. Foram referendados os nomes dos servidores Francisco de Assis da Costa Dias, para o cargo de coordenador geral, e Joás Ferreira de Andrade, no cargo de diretor de Assuntos Jurídicos.
Foi referendado também o exercício simultâneo do cargo de Dirigente Sindical e FG do tesoureiro da Seção, João Victor de Menezes, e do novo coordenador geral, Francisco Dias. Referendo atende o Art. 50, inciso II, TÍTULO V, do Regimento Interno do SINASEFE Natal.
Da assembleia, foram definidos como encaminhamentos:
– criar uma Frente em Defesa do Ensino Médio;
– cobrar da direção do SINASEFE Nacional a participação do sindicato na Frente Nacional em Defesa do Ensino Médio;
– reativar a lista de transmissão do WhatsApp Juntos Somos Mais Fortes;
– tratar da questão do Codir na próxima assembleia;
– criar uma lista de transmissão no WhatsApp para o envio de notícias;
– ver a possibilidade de utilizar o sistema de SMS para envio de notícias;
– fazer visitas presenciais aos campi para mobilizar a categoria;
– discutir a questão da flexibilização das 30 horas dos TAEs na próxima assembleia;
– definir as atividades da paralisação nacional de 29 de setembro;
– discutir a paralisação nacional que está programada para o dia 05 de outubro;
– discutir a greve geral na próxima assembleia;
– realizar assembleia no dia 26 de setembro.
Confira na íntegra o vídeo com a transmissão da Assembleia: http://youtu.be/WKGOaL6kxIM