O SINASEFE Seção Natal se reuniu na tarde da última sexta-feira (09/12) com o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, para tratar de questões relacionadas ao movimento paredista no Instituto. Participaram do encontro os coordenadores gerais do sindicato, Francisco Dias, Maurilio Gadelha e Socorro Silva; a diretora de Formação Política, Aparecida Fernandes; a diretora de Comunicação, Alian Paiva; a secretária geral, Monique Oliveira, Victor Marques, Tesoureiro Adjunto e os membros do Comando de Greve Geral e Local, Francesco Lopes; Mariano Filho, Denise Cristina, Pablo Spinelli, André Palhares, Stanley Medeiros, Pedro Baese, Edon Rudan, Joicy Galvão, Glauco Smith André Freitas e o assessor jurídico do SINASEFE Natal, Carlos Alberto Marques Júnior, além de outros servidores em greve que acompanharam a Audiência.

A Audiência foi solicitada pelo Comando de Greve, através do ofício n° 170 SINASEFE Natal. Neste encontro o Comando de Greve, apontou algumas diretrizes necessárias a construção do diálogo com a gestão e o movimento Paredista, além de pontos como: a reposição das aulas para os alunos envolvidos com a greve, a forma de reposição de aulas e atividades no período, Solicitação de uma Nota, repudiando esses pacotes de maldades e desmonte na Educação pública, contra a PEC 55, Reforma da Previdência, do Ensino Médio.  Lei da Amordaça. Porém esse assunto ficou para ser definido na reunião com o CODIR, em Pau dos Ferros. Ficou agendada uma reunião com o reitor e o Comando de Greve para o próximo dia 19, quando será tratado do acordo de greve, caso a categoria saia do movimento paredista nos próximos dias. O corte de ponto também foi assunto do encontro.

O corte de ponto também foi tema do encontro e o reitor Wyllys Farkatt sinalizou para a categoria que sua decisão seria com base na Nota do CONIF. O coordenador geral do SINASEFE Natal, professor Maurílio Gadelha, lembrou ao reitor que os servidores lutam do mesmo lado da gestão. “É importante ressaltar, para que não nos esquecemos, que estamos do mesmo lado, todos nós lutamos em defesa da educação e contra essa agenda de desmonte do Governo Temer, eu compreendo que estamos em instâncias diferentes de luta, mas isso não quer dizer que estamos em lados opostos é importante que a gestão deixe isso claro, assim como nós temos feito”.

O professor do Campus São Paulo do Potengi, Glauco Smith, falou sobre a diversidade da greve e da luta dos estudantes no movimento. “Muito se falou que o Movimento Paredista era somente uma ação do Sindicato, no entanto existem várias organizações que estão junto ao movimento desde seu início. Não podemos diminuir a capacidade de luta dos alunos e alunas que foram guerreiros em Brasília, e outros jovens inseridos nos movimentos sociais que estão engajados nesse movimento”.

Já na segunda-feira (12/12), o Comando de Greve participou da reunião do Conselho Dirigente (CODIR) do IFRN, em Pau dos Ferros. O objetivo do encontro foi apresentar nossas diretrizes   referentes à greve e ainda contribuir com apoio político aos estudantes do Instituto que estão ocupando a Reitoria desde o dia 07 de dezembro. Da Seção Natal participaram desta reunião a coordenadora geral, Socorro Silva; o tesoureiro adjunto, Victor Marques; e o assessor jurídico do sindicato, Carlos Alberto Marques Júnior.

Durante o encontro, o estudante do Campus Zona Norte, Júnior Miranda, passou algumas informações da ocupação da Reitoria e apresentou a pauta de reivindicação do movimento. Após conversas e entendimentos entre os alunos e o CODIR, ficou definida e encaminhada para a votação a seguinte proposta:

  1. O CODIR compromete-se formalmente a emitir nota de posicionamento contra a PEC 55, a reforma do Ensino Médio e o projeto Escola sem partido como posição oficial do IFRN, divulgando-a amplamente;
  1. Que o Comando Geral de Greve do IFRN e as entidades estudantis realizem reunião ou plenária no dia 14 de dezembro com servidores e alunos para organizar atividades contra o desmonte da educação e do serviço público brasileiro;
  1. Os diretores gerais e os diretores acadêmicos, a equipe técnica-pedagógica e coordenadores de curso assumirão as discussões que abrangem os alunos que estão envolvidos com o movimento paredista, a fim de que possam ter a reposição dos trabalhos e provas e o abono de faltas devidamente justificado, observando a especificidade de cada campus;
  1. Os estudantes comprometem-se a encerrar a ocupação da Reitoria até o dia 14 de dezembro e construir o diálogo acerca do encerramento das ocupações dos Campi até o dia 16 de dezembro de 2016.

Em regime de votação, o CODIR concordou com a proposta, sendo contabilizado 14 votos favoráveis à pauta e 3 votos contrários.

Para a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, é importante que sempre possa existir o diálogo entre servidores, alunos e gestão, pois com imposição não se resolve nada. “Ou construímos o diálogo, ou não saímos do lugar. Nós do sindicato estamos sempre abertos ao diálogo para que no fim possamos construir um consenso”.

No que se refere às propostas da categoria em greve apresentadas na reunião do CODIR, ficou para serem analisadas posteriormente na reunião já agendada com a Reitoria.