Promovido pelo SINASEFE Natal, os servidores e alunos do IFRN Campus Parnamirim prestigiaram na última sexta-feira (12/05), o monólogo “Insight Insano”, obra escrita e encenada pelo artista, escritor e poeta Rosinaldo Luna, que reflete sobre a saúde mental por meio da arte.

Com um cenário poético e emblemático, Reginaldo Luna entra em cena com a bela canção “O Mio Babbino Caro”, da ópera Gianni Schichi, o que já prende a atenção do espectador que fica na expectativa dos próximo passos do ator. “lnsight Insano” é um monólogo que aborda a loucura e se inspira em dois textos psicológicos: “O Diário de um Louco”, de Nicolai Gogol, e “A Valsa N° 06”, de Nelson Rodrigues.

Através do personagem Ícaro, Rosinaldo explora padrões materiais e estéticos impostos pela sociedade; em especial, atenta para a possibilidade de constituírem fatores impositivos, opressores e perturbadores da mente humana. Ele também aborda a pressão social e os conflitos incessantes da vida moderna, as exigências de posturas aceitáveis e corretas, as proibições e limitações enlouquecedoras, o amor e suas nuances.

Logo após a belíssima apresentação, houve uma roda de conversa com a plateia, o ator e autor da peça, Rosinaldo Luna, parte da equipe de produção, a professora de Teatro do Campus Parnamirim, Rebeka Carozza, e a coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa.

Para Nadja Costa, a peça traz muitas reflexões. “Falando sobre minhas impressões sobre a peça, destaco uma questão muito forte que é a solidão e o abandono das pessoas com transtorno mental. Se a gente pensar na nossa realidade do dia dia, quantas pessoas que tem transtorno que não são isoladas, que não conseguimos dialogar e perpassar o mundo dela, que também tem seu mundo próprio como fuga da realidade. Também vejo uma explicação sobre o que está provocando esse adoecimento, quando o monólogo fala sobre as tecnologias. Mas as leituras são vastas e provocam muitas conclusões”.

O ator Rosinaldo Luna disse que a apresentação no Campus Parnamirim “foi um dos melhores que eu fiz, a participação e educação do público que estava aqui e os relatos que foram feitos me deixaram muito emocionado”.

Rosinaldo destacou que o que achou interessante foram as identificações da plateia com o personagem. “Todo mundo tem um Ícaro por perto, todo mundo tem um Ícaro interno e eu senti que existia muito afeto com esse personagem porque ele estava muito perto de cada um e é muito massa isso. Saio daqui com a alma lavada, sabendo que a minha função sacerdotal de artista se cumpriu aqui hoje e espero que o espetáculo rode muito e que a gente possa levar essa conversa para mais pessoas e que com ela possamos melhorar suas vidas”.

A professora de Teatro, Rebeka Carozza, falou que “a questão da saúde mental é uma temática extremamente relevante para a realidade dos nossos alunos. Foi um ótimo espetáculo e só tenho a agradecer o SINASEFE Natal pela oportunidade” – https://www.youtube.com/shorts/cszdXGD7PKQ

Dayvyd Lavaniery, professor de Língua Portuguesa, também falou sobre o espetáculo, sobre a importância de debater a saúde mental. “Muito importante iniciativas como essa do sindicato de trazer esse espetáculo para o Campus, pois tratar da saúde mental com viés da arte, com teatro, com uma linguagem próxima é fazer uma formação profícua não só do sindicalizado, mas também da comunidade escolar. Espero que esse projeto continue e cresça e que possamos ter outras iniciativas de temas importantes para nós” – https://www.youtube.com/watch?v=UChFpa5zqLs

A professora e ex-dirigente do SINASEFE Natal, Aparecida Fernandes, parabenizou o sindicato pela promoção da peça e falou que “a discussão da saúde mental é extremamente importante, principalmente neste mês que se discute a luta antimanicomial. A peça nos traz muitas reflexões, então tivemos hoje uma tarde de graça” – https://www.youtube.com/watch?v=1_FNLceEPdQ

A coordenadora do SINASEFE Natal, Nadja, destacou que é uma honra para o SINASEFE fazer parte do projeto e pautar um tema tão importante para todos. “Peça bastante impactante em abordar um tema tão caro para a nossa sociedade que é discutir as questões de saúde mental e a necessidade de tratar o tema como questão de cidadania, de direitos humanos e de inclusão. Então, o SINASEFE Natal está fazendo essa turnê para fomentar o debate nos Campi e na sociedade de um modo geral, e tivemos uma excelente participação no Campus Parnamirim e excelentes resultados” – https://www.youtube.com/watch?v=SlCCvZUD3I4

O monólogo “Insight Insano” é uma organização do produtor cultural Rosinaldo Luna, juntamente com a Livraria Manimbu, e conta com o patrocínio do SINASEFE Natal. Essa foi a terceira encenação de uma turnê composta por quatro apresentações. O próximo Campus a receber o espetáculo será o Cidade Alta, no próximo dia 25 de maio.

Os Campi do IFRN que desejam levar o monólogo para suas unidade, podem entrar em contato com o sindicato para que novas turnês possam ser organizada.

#Cultura
#InsightInsano