Campus Zona Leste desmente informação sobre a compra de 20 notebooks para projeto de expansão do EaD

A confusão sobre a autorização da despesa de 254 mil reais para a compra dos 20 notebooks tipo Macbooks para a equipe interventora do IFRN não tem fim. O tema foi pauta do programa “Jornal das Seis”, da emissora de Rádio 96 FM, na noite da última sexta-feira (03/07). O jornalista e apresentador do programa, Dinarte Assunção, falou sobre a compra dos 20 Macbooks pela Reitoria do IFRN e informou, ainda, que alguém havia justificado em off que “os Macbooks serão utilizados dentro de um projeto de expansão da EaD, ensino a distância, que o IFRN está ampliando, e é um negócio gigantesco, que precisam de um sistema e de computadores que sejam capazes de lidar com a demanda desse sistema”.

Em nota publicada nesta segunda-feira (06/07), o diretor do IFRN Campus Zona Leste (EaD), José Roberto Oliveira dos Santos, desmentiu a informação passada em off para o jornalista, informando que “não há nenhum projeto ou ação que tenha a previsão de aquisição e de uso dos computadores mencionados no programa”. O diretor disse que a informação de existir um projeto de expansão da EaD no IFRN que necessita de Macbooks para atender à demanda de um sistema específico, não é de conhecimento do Campus e que a unidade não está presente no processo de solicitação da compra desses equipamentos.

O interventor do IFRN, Josué Moreira, também publicou uma nota de esclarecimento justificando o erro pela falta de transparência no processo. Segundo a nota, a aquisição dos 20 notebooks seria apenas sob demanda, quando e se ela existir.

Já em relação a informação sobre um projeto de expansão do EaD, ele não foi convincente, apenas explicou que devido à pandemia de coronavírus, “uma das diretrizes discutidas é a adoção do uso das diversas tecnologias de ensino à distância. Para tanto, necessitaremos montar uma infraestrutura tecnológica que dê conta das novas demandas que se avizinham”. Explicação contraditória ao esclarecimento dado pelo Campus Zona Leste (EaD).

Tal situação mostra o quão desqualificada, irresponsável e sem transparência é essa equipe interventora do IFRN, que de trapalhada em trapalhada vai arruinando o legado que foi construído em mais de 100 anos de história. Que fiquemos atentos às ações desses golpistas e continuemos firmes na luta pela retomada da democracia no nosso Instituto.

Confira as notas na íntegra:

#SINASEFEnaLuta
#PossedoReitorEleito
#IFRNemEstadodeGreve
#ForaBolsonaro