O Brasil amanheceu mais triste nessa quarta-feira (10/07), o jornalismo perdeu Paulo Henrique Amorim e a cultura,  Francisco de Oliveira, mais conhecido como Chico Oliveira.

O jornalista, Paulo Henrique Amorim tinha 77 anos, foi editor do blog Conversa Afiada, foi vítima de um infarto, na manhã de hoje (10/07), no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. PHA começou no jornalismo em 1961 no jornal “A Noite” e passou por vários jornais, revistas e TVs. Foi repórter da revista Realidade, Veja, migrou-se para a TV Globo, onde foi correspondente em Nova York. Âncora do Jornal da Band, trabalhou na TV Cultura e Record TV, onde foi afastado do Domingo Espetacular no mês passado devido as suas opiniões contrárias ao governo Bolsonaro.

O sociólogo pernambucano Chico de Oliveira tinha 85 anos, era doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Durante sua vida foi superintendente-substituto da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), na gestão de Celso Furtado, até o golpe militar de 1964. No ano seguinte, perseguido pelo novo regime, foi para a Guatemala, a serviço das Nações Unidas. Em 1966, chegou ao México para trabalhar no Centro de Estudos Monetários Latino-Americanos, em seguida atuou como professor de economia da PUC e USP.

O sociólogo escreveu diversas obras, dentre elas destacam-se “A economia brasileira: crítica à razão dualista”, “Elegia para uma religião”, “Os direitos do antivalor”, “Os cavaleiros do antiapocalipse”, em colaboração com Álvaro Comin, e “Os sentidos da democracia”, em colaboração com Maria Célia Paoli

Durante toda sua vida, Chico manteve uma intensa atuação política, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), tendo se afastado em 2003 e atualmente era filiado ao PSOL.

O SINASEFE Seção Natal lamenta profundamente o falecimento de Paulo Henrique Amorim e Chico Oliveira, defensores incansáveis da democracia e de uma sociedade pautada pela justiça social.