O SINASEFE Seção Natal realizou na manhã da última quinta-feira (26/10), mais uma Assembleia Geral da categoria. O encontro tinha como pautas centrais a eleição de delegados/as para o 35º CONSINASEFE e a formação de comissão para Revisão do Regimento Interno do SINASEFE Seção Natal.

A atividade começou com a apresentação dos informes. O coordenador geral do SINASEFE, Fernando Varella informou a base sobre a realização do 1º concurso “Arte e Luta nas Camisetas do SINASEFE Natal”. Varella explicou que a iniciativa espera aproximar os estudantes do sindicato e das lutas sociais, além de homenagear personalidades importantes da história do Rio Grande do Norte.

O coordenador geral da Seção, Leonardo Guimarães informou que o sindicato, assim como já acontecia em anos anteriores, está disponibilizando uma ajuda de custo para realização de atividades comemorativas em alusão ao dia do servidor público nos campi. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Sindicato. Guimarães lembrou ainda, que a Seção realizaria na tarde daquele mesmo dia uma Roda de Conversa com o tema: “Autocuidado, prevenção, cura e a vida após o câncer de mama” e convidou os/as servidores/as para participarem desse momento.

Visando dar mais celeridade ao debate, o diretor de Comunicação, Tonny Martinho sugeriu a inversão da ordem da pauta. Acatada a sugestão pela plenária, os servidores seguiram a Assembleia com a formação da Comissão que irá realizar a Revisão do Regimento Interno do SINASEFE Seção Natal. O servidor, Francisco das Chagas Silva dos Santos se dispôs a participar da Comissão e a direção informou que seguirá buscando nomes para viabilizar esse processo fundamental para a modernização e melhor organicidade do sindicato.

Em seguida, o diretor de Formação Política, Francisco Dias, solicitou fala diante da necessidade de repassar mais um informe. O dirigente explicou que o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais – FONASEFE convocou os/as servidores/as para uma paralisação da categoria nos dias 07 e 08 de novembro. O movimento tem como pauta a recomposição salarial, a reestruturação das carreiras e o “revogaço” de medidas contra os servidores públicos. Além da equiparação de benefícios e arquivamento definitivo da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Dias, ressaltou a importância desse movimento e a necessidade de fomentar e promover atividades de mobilização nos campi do IFRN.

O servidor, André Nobre se posicionou favorável a mobilização e a paralisação, mas lembrou que é preciso ter cautela. Para o André, esse embate com o governo não deve seguir os mesmos moldes que a categoria utilizou em anos anteriores que, de acordo com o servidor, acarretaram grandes perdas para os/as trabalhadores/as.

Diante da importância da questão, os/as servidores/as definiram que o sindicato deverá realizar uma reunião ampliada nos próximos dias para discutir mais detalhadamente o tema e definir que atividades serão realizadas nas datas de paralisação.

A partir da discussão da necessidade de mobilização para Campanha Salarial, os servidores também solicitaram que o sindicato retome a realização de cursos e eventos de formação política. De acordo com o servidor Francisco das Chagas Silva dos Santos, os/as novos/as servidores/as da Instituição entram no serviço público sem compreender a necessidade e a importância de estarem atentos e participes na luta sindical.

A servidora, Emanuelle Bezerra, sugeriu que o sindicato pense em novos meios de se comunicar com a categoria, visando assim está mais próximo da base.

A Diretoria do SINASEFE pontuou que deseja realizar mais atividades junto a categoria, visitar os campi e aproximar cada vez mais o sindicato dos sindicalizados/as. No entanto, os dirigentes também expuseram as limitações enfrentadas pela DE, já que os diretores não tem liberação ou diminuição de carga horária para atuar na Seção.

Vencido esses pontos de pauta, Assembleia teve continuidade com a eleição de delegados/as para o 35º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE). O evento que acontecerá entre os dias 15 a 19 de novembro de 2023, em Brasília terá como tema “Construindo um SINASEFE forte, independente, inclusivo e de luta: desafios para a organização da classe trabalhadora”.

O Diretor financeiro da Seção, Diógens Araújo, explicou que o Sindicato definiu em reunião que levaria 10 pessoas para o 35º CONSINASEFE. Inicialmente 13 servidores/as se candidataram para representar a Seção no Congresso, após intenso debate as candidaturas se limitaram ao número de vagas disponíveis e a eleição se deu somente na perspectiva de quem iria como delegado/a e quem representaria a Seção apenas como observador/a.

De acordo com as regras que regem a realização do CONSINASEFE, a cada cinco sindicalizados/as presentes na Assembleia, a Seção tem direito a um/a delegado/a. Como a Assembleia contou com apenas 35 sindicalizados/as presentes, o SINASEFE Natal terá direito a levar 07 delegados/as.

Em virtude do número reduzido de mulheres candidatas e da necessidade de respeitar a paridade, somente os homens fizeram defesa de suas candidaturas para delegado e as mulheres foram eleitas automaticamente.

Irão ao 35º CONSINASEFE como delegados/as os/as servidores/as: Nadja Costa, Emanuelle Bezerra, Izabel Almeida, Erivanda Tavares, Fernando Varella, Francisco Dias e Diógenes Araújo.

Irão ao 35º CONSINASEFE como observadores os servidores, Francisco Feitosa, Francisco das Chagas Silva dos Santos e Hugo Manso. Caso haja desistência de algum dos/as delegados/as, foram eleitos como 1º suplente, o professor Hugo Manso, 2º suplente, o servidor Francisco Santos e 3º suplente, o servidor Francisco Feitosa.

A Assembleia Geral ocorreu em formato híbrido: presencial na Casa Sede do SINASEFE Natal e de forma remota através do Google Meet, com transmissão no nosso canal no Youtube. Quem não participou da atividade pode conferir a plenária no nosso canal no Youtube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=Ugx8Lw9RMf0