A Diretoria Executiva do SINASEFE Natal realizou nessa sexta-feira (28/06) uma Assembleia Geral da categoria. A mesa foi conduzida pelo coordenador geral da Seção, Francisco Dias e pelo diretor de Comunicação, Hugo Manso. O encontro teve início com a apresentação dos informes, com destaque para as últimas mobilizações realizadas no estado contra o sucateamento da educação pública federal e a reforma da Previdência Social.

De acordo com Hugo, a medida do governo Bolsonaro de cortar 30% do orçamento da educação teve uma resposta forte dos sindicatos, da sociedade civil e da comunidade escolar como um todo. “Tivemos durante todo esse mês uma série de atos públicos, manifestações puxadas pelas centrais sindicais e pelos sindicatos e também movimentos espontâneos com participação massiva do movimento estudantil, dos pais e das pessoas que apoiam a educação”, comentou o diretor.

Em seguida, a mesa informou sobre os últimos desdobramentos da reunião do Consup, que estava sendo acompanhada pelas coordenadoras do SINASEFE. Finalizados os informes, a Assembleia seguiu com a Análise de Conjuntura.

O coordenador do SINASEFE, Francisco Dias lembrou que a luta não pode se resumir a pauta dos cortes da educação, que resolvidos os problemas do IFRN ainda teremos os ataques aos trabalhadores. “Não podemos nos enganar, esse governo não se limitará aos cortes no nosso orçamento, o projeto é enfraquecer toda a rede federal, reduzir salários, aumentar a terceirização, fechar campus e sufocar a resistência”, explicou o coordenador.

O professor aposentado Lailson Almeida, comentou que apesar desse governo já está dando sinais de enfraquecimento e de perder apoios em todas as esferas a cada nova trapalhada, ele permanecerá no poder por muito tempo e não desistirá de implantar um estado neoliberal e fascista no nosso país. “Precisamos nos manter mobilizados contra esse governo e mostrar nas ruas que o povo não aceitará nenhum direito a menos”, finalizou o educador.

De acordo com a professora Aparecida Fernandes, do Campus do IFRN Parnamirim, vivemos um momento de fragilidade. “Estamos convivendo com um governo que é inimigo da educação, inimigo do processo democrático e não podemos dentro das nossas instituições nos adequarmos a esse governo, já temos exemplos que se curvar a governos autoritários não é a melhor opção, a alternativa que temos é lutar para pelo menos manter o que temos”, convocou a educadora.

Após a análise da conjuntura, a plenária deliberou pela participação da categoria no Ato Público Nacional da Educação que acontecerá em Brasília no dia 12 de julho e escolheu os Delegados para a 160ª Plena que acontecerá entre os dias 12 e 14/07, também em Brasília. Foram eleitos: o servidor do Campus Natal-Central, Tonny Martinho como delegado e o professor, Lailson Almeida como suplente.