Foi realizado de 18 a 21 de março, em Brasília-DF, o 30º CONSINASEFE. O Fórum trouxe como tema “Construindo uma alternativa para a Classe Trabalhadora no Brasil e no Mundo” e teve como objetivo refletir coletivamente sobre uma alternativa para a classe trabalhadora.

O SINASEFE Seção Natal participou do evento com a representação de 12 delegados: Ronaldo Ferreira; Marcel Lúcio; Lailson de Almeida; Shilton Roque; Tonny Medeiros; Socorro Silva; Edinésio Jales; Francisco das Chagas; Erivanda Tavares; Maria de Lourdes Teixeira; Eduardo Sinedino; e Victor Marques. A delegação contou ainda com a participação de dois observadores – João Eudes Lima e Francisco de Assis Calado de Paula -, e de uma das jornalistas da Seção, Ana Paula Cruz.

Na sexta-feira (18), primeiro dia do evento, foram iniciados os debates do 30º CONSINASEFE, que neste ano elege a nova gestão do sindicato. A mesa de abertura do evento foi composta pela a então Coordenação Geral do SINASEFE, representantes de entidades da Educação Federal (Andes e Fasubra), da CSP-Conlutas e de partidos políticos.

A ex-coordenadora geral do SINASEFE, Moema Carvalho, agradeceu aos funcionários do sindicato, dirigentes, ex-dirigentes e aos sindicalizados da base. Já a ex-coordenadora Eugênia Martins destacou a necessidade de eleger uma diretoria que represente os anseios da categoria e que aos 29 anos o SINASEFE se mantenha firme e forte. Por fim, o ex-coordenador Carlos Magno agradeceu pelos dois anos de aprendizado e diálogo, e lembrou a importância de ter uma nova gestão voltada para a construção de alternativas para a classe trabalhadora.

A mesa também prestou homenagens à ex-diretora do SINASEFE Maria Aparecida, que faleceu no último mês de novembro, e ao militante Edy Wilson, falecido no dia 15 de março.

Ainda na tarde da sexta-feira, foi composta a segunda mesa do 30º CONSINASEFE, que debateu a atual crise política que o país está atravessando e do possível golpe político.

Na mesa, foram colocados frente a frente dos dois grupos que polarizam a organização da classe trabalhadora para a construção de uma terceira via de resposta à crise existente: o Espaço Unidade de Ação e a Frente Povo Sem Medo. Pela Frente Povo Sem Medo, dois debatedores participaram da mesa: Bernadete Menezes e Vitor Guimarães. Outros dois representaram o Espaço Unidade de Ação: Paulo Barela e José Campos. E o professor Saulo Pinto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) completou o quadro de expositores.

Na manhã do segundo dia do evento, no sábado (19), foi realizada a primeira Plenária do 30º CONSINASEFE com a revisão do Regimento Interno do fórum e votação de pendências do credenciamento dos delegados.

Durante a Plenária foi feita a leitura do Regimento Interno do SINASEFE Nacional, que foi aprovado na 140ª PLENA. Em seguida à aprovação do Regimento, foram resolvidas as pendências do credenciamento dos delegados. No dia 16, o SINASEFE DN divulgou a lista com os 510 nomes de delegados aptos a se credenciar no 30º CONSINASEFE. Destes, 499 formalizaram a inscrição, fazendo do evento o maior fórum dos nossos 27 anos de história. Na apresentação das pendências, foram trazidas situações referentes à delegações de diversos estados, como Alagoas, Paraná, Santa Catarina e Sergipe, por exemplo, com a maioria tendo a aprovação do credenciamento validada pelos congressistas. Ao final, com as adições aprovadas, o número de delegados credenciados chegou aos 517 sindicalizados.

Na tarde do sábado foi realizada a Plenária de apresentação das Teses do Tema I (Crise de que e para quem), que aconteceu no auditório central do evento. Em seguida, os grupos de discussão das teses se reuniram em para analisar o conteúdo das teses com a finalidade de filtrar as principais propostas para deliberações em Plenária. Já à noite, foram feitas as reuniões dos Coletivos Políticos das bases do SINASEFE.

Hoje o SINASEFE Nacional possui seis coletivos em sua base: Fórum Classista, Movimento Ético Independente (MEI), Movimento dos Inconfidentes (MI), Pão e Rosas, Sinasefe Para Lutar (SPL) e Unidos Pela Base.

Os coletivos são a forma de organização dos grupos no interior do sindicato que debatem acerca das concepções, plano de ação e conjuntura sindical. São eles que formam as chapas e conduzem politicamente o Sindicato Nacional.

A manhã do domingo (20), terceiro dia do evento, começou com a inscrição das chapas para a nova gestão do sindicato. A Comissão Eleitoral do Congresso divulgou que ao todo, cinco chapas e 14 candidatos ao Conselho Fiscal foram inscritos para o processo eleitoral.

As chapas inscritas na eleição para a Direção Nacional do SINASEFE para o biênio 2016-2018 foram:

Chapa 1 – Avançando na Luta e na Unidade – Coletivos Pão e Rosas e Unidos Pela Base
Chapa 2 – Inconfidentes: Avançando na Luta e na Democracia – Coletivo Movimento dos Inconfidentes (MI)
Chapa 3 – Fórum Classista – Coletivo Fórum Classista
Chapa 4 – Sinasefe Para Lutar – Coletivo Sinasefe Para Lutar (SPL)
Chapa 5 – O Nosso Partido é a Base – Coletivo Movimento Ético Independente (MEI)

Cada chapa possui 27 sindicalizados – mesmo número de cargos disponíveis na nominata da DN, sendo 17 de titulares e 10 de suplentes. Já para o Conselho Fiscal, foram formalizadas 18 candidaturas para os três cargos titulares e os três cargos de suplentes.

Para a coordenadora geral da Seção Natal, Socorro Silva, o Congresso traz um sentimento de renovação. “O Congresso se constitui com um número expressivo de lideranças jovens, mulheres e a diversidade no conjunto das ideias apresentadas nos coletivos. Essa diversidade pode ser observada quando nasce um novo coletivo, que é o caso do Fórum Classista. Por conta disso nós observamos a representatividade e a pluralidade que há dentro do SINASEFE Nacional”.

Ainda na manhã do domingo, foram feitas as apresentações das Teses dos temas II (Pátria Educadora e cortes de verbas da Educação) e III (Por um Novo Sindicalismo).

Confira as fotos do evento no http://goo.gl/eLWS4j