Hoje, 25 de julho, é dia de lembrar a luta das mulheres negras. Em toda América Latina e Caribe, a data é celebrada durante todo o mês de julho, em um movimento conhecido como “Julho das Pretas”. A iniciativa é uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras.

No dia 16 de julho de 2020, a Câmara Municipal de Natal aprovou um Projeto de Lei instituindo o dia 25 de julho como o Dia Municipal de Tereza de Benguela e Dia da Mulher Negra em Natal. Um avanço no reconhecimento da importância da mulher negra na história. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, símbolo da resistência contra a escravidão, que somente foi reconhecida em 2014, pela então presidenta Dilma Rousseff.

Para comemorar o 25 de julho, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN – NEGÊDI/IFRN realiza entre os dias 27 e 29 de julho, a 6ª edição do “Julho das Pretas”. Confira a programação completa e saiba mais sobre o evento: https://www.even3.com.br/julhodaspretasnegedi2022/

Viva o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha!
Viva o Dia Municipal de Tereza de Benguela!
Viva o Dia da Mulher Negra!

#SINASEFEnaLuta
#25dejulho
#MulheresNegrasnaLuta
#JulhodasPretas