Neste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o SINASEFE Seção Natal reforça o quão foi e é importante e significativa a luta do povo negro por igualdade, respeito e cidadania.

A celebração da data mantém viva a lembrança da luta pela liberdade e pela igualdade do povo negro. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011 e está ligada ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Nos dias atuais, o sentimento de reconhecimento e de ódio parecem caminhar lado a lado. Diante das recentes mudanças políticas do país, com destaque para as políticas afirmativas que propiciaram a inclusão de negras e negros advindos da periferia, acompanhamos com tristeza e preocupação as inúmeras declarações de racismo feitas nas redes sociais por simpatizantes da extrema-direita. Não é exagero afirmar que a eleição do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, contribuiu para o aprofundamento do racismo no Brasil e aponta um futuro mais sombrio para o povo negro brasileiro.

É neste cenário que nos solidarizamos com o movimento negro e a resistência. Neste dia de luta, reafirmamos a importância do Dia Nacional da Consciência Negra e manifestamos o nosso apoio a essa luta. Que possamos comemorar esta data com alegria e firmeza, na certeza de que não cessaremos a luta por mais direitos e igualdade para todos, independentemente de cor, raça, credo e orientação sexual.

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal