Os servidores do IFRN iniciaram na última sexta-feira (11 de novembro) a greve por tempo indeterminado na Instituição. Durante todo o dia, a categoria participou de atividades promovidas pelo SINASEFE Seção Natal e que fizeram parte da programação do início do movimento paredista, como o Ato Unificado com marcha até o Centro Administrativo do Estado e uma Aula Pública em frente ao IFRN Campus Natal-Central.

Nesta greve, a categoria segue a pauta definida pelo SINASEFE Nacional, que luta por: cumprimento dos acordos de greves anteriores; contra a PEC 241/2016 (PEC 55/2016), que visa o Ajuste fiscal; contra o PL 257/2016 (PLC 54/2016); contra os Projetos de LEI DO Escola sem Partido; contra a Medida Provisória 746/2016 que realizou mudanças no Ensino Médio; contra a Reforma da Previdência; contra a Reforma Trabalhista; contra todas as terceirizações; realização de Auditoria Cidadã da Dívida com participação popular; cumprimento da revisão geral e anual prevista no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal; pagamento de valores de exercícios anteriores de natureza salarial, reconhecidos administrativamente, como por exemplo, Reconhecimento de Saberes e Competências, dentre outros.

Durante toda a sexta-feira (11), Dia Nacional de Luta, os servidores e alunos do IFRN estiveram envolvidos com atividades de mobilização para informar à comunidade escolar e à sociedade sobre os ataques frequentes do governo Temer contra a educação e contra os direitos dos trabalhadores. As atividades desse dia reuniram servidores e alunos dos Campi Natal-Central, Cidade Alta, Zona Norte, Parnamirim, Ceará-Mirim, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz, Macau e Caicó.

No período da manhã, servidores e alunos se fizeram presentes em um café da manhã no IFRN Campus Natal-Central, promovido pelo SINASEFE Natal. Na ocasião, alunos, docentes e técnico-administrativos fizeram uma sensibilização com a comunidade escolar. Ainda pela manhã, todos participaram do Ato Unificado contra a PEC 55 (241). Junto com servidores de outras entidades e diversas representações de movimentos sociais e sindicais, a categoria seguiu em marcha do Hospital Walfredo Gurgel ao Centro Administrativo do Estado denunciando os desmandos do governo Michel Temer.

Já no período da tarde, o SINASEFE Natal promoveu uma Aula Pública com debates sobre “Estado de Exceção” e Estratégias de Luta em Defesa da Democracia, com Representantes do Juristas em Defesa da Democracia e a professora do IFRN Campus Natal-Central, Iaçonara Miranda, e o debate sobre a importância do Protagonismo Juvenil e as ocupações na defesa da Escola Pública, com representantes de grêmios e DCE.

O coordenador geral da Seção Natal, Francisco Dias, explicou que a Seção Natal está esclarecendo a sociedade de todas as formas possíveis para conscientiza-la dos constantes ataques do governo Temer. “Trouxemos para a comunidade escolar e para a sociedade essas atividades de denúncia dos ataques diários do governo com projetos que retira nossos direitos, principalmente à educação e à saúde, como é o caso da PEC 55 (241). Estamos lutando contra tudo isso e esperamos que toda a categoria e toda a sociedade se junte a nós nessa greve, participando das atividades de mobilização para, assim, vencermos mais essa batalha contra esses retrocessos”.

Atividades também foram realizadas em Ceará-Mirim, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Estudantes que ocupam os Campi Zona Norte, São Gonçalo do Amarante, Nova Cruz e Macau também fizeram mobilizações em suas unidades.

O Comando de Greve reforça a importância da participação de todos e todas nas atividades de mobilização da greve e na adesão ao movimento paredista para fortalecermos a luta e impedirmos que tamanho retrocesso nos seja imposto de forma autoritária e arbitrária por parte desse governo golpista. Juntos somos mais fortes e conseguiremos barrar qualquer projeto que ameace retirar os nossos diretos, que foram adquiridos com muita luta ao longo da nossa história.

Confira, abaixo, fotos e vídeo das atividades desse dia:

 

IFRN NA LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES!
#AGreveéporDireitos
#NenhumDireitoaMenos