Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. O SINASEFE Seção Natal reforça neste dia o quão foi e é importante e significativa a luta do povo negro por igualdade, respeito e cidadania.

A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, mas também é importante relembrar e reconhecer a luta de diversas lideranças que lutaram por liberdade, direitos, igualdade e justiça, como Martin Luter King, Dandara, Mandela, Luiza Mahin, Ganga Zumba e tantos outros e outras.

Ainda há muito a ser conquistado em prol desta luta. A recente polêmica envolvendo o jornalista William Waack, da Rede Globo, que foi filmado falando frases racistas durante gravações, e a recente onda de violência contra os terreiros de religiões de matriz africanas, mostram o quanto o país não evoluiu em relação ao tema, mostram que a conquista de espaços sociopolíticos por parte dos negros e negras incomoda muito. O racismo no Brasil existe, e negá-lo, por si só, já é uma atitude racista, pois negá-lo é torná-lo natural. E não devemos aceitar a naturalização de um comportamento que hierarquiza as pessoas pela cor de sua pele.

Que nesta data, possamos comemorar com alegria, firmeza, ousadia e muito brilho nos olhos, irmanados na conquista por mais direitos e luta por igualdade para todos nós, homens e mulheres, independentemente da cor, raça, credo e orientação sexual.

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal